Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula

arrow_back Aula 05 - Os Elementos Gráficos e a Câmera

Sistemas de Coordenadas do Unity

O Unity, como esperado, simplifica muito o sistema de coordenadas para não termos trabalho em fazer várias conversões ou mesmo nos enganarmos ao posicionar objetos em nosso jogo. Essa simplificação é feita em quatro principais espaços: Screen Coordinates, GUI Coordinates, Viewport Coordinates e World Coordinates. Esses quatro sistemas de coordenadas possuem peculiaridades e, no caso do World Coordinates, engloba mais de um sistema de coordenadas dos que vimos anteriormente. Não há nenhuma definição oficial do Unity quanto a esses espaços, ou como eles são implementados. Os pontos apresentados aqui são baseados em suas funcionalidades e no que a comunidade aceita como verdadeiro. Veremos alguns detalhes importantes de cada um deles.

World Coordinates

O World Coordinates, no Unity, representa, como alguns de vocês já podem ter observados anteriormente, três espaços diferentes: o do mundo, o do objeto e o da câmera. O que realmente acontece é todos os valores utilizados nos objetos posicionados na cena serem expressos em função de coordenadas do mundo. Apesar disso, os objetos também possuem um sistema de coordenadas local, chamado Local Coordinates. Esse sistema indica as coordenadas em função da própria rotação do objeto. Apesar disso ser um subsistema do World Coordinates, é também bem importante saber que ele existe.

A principal utilidade do sistema de coordenadas local é realizar movimentação em relação aos eixos do objeto. Imagine que temos um foguete sendo lançado em 45°. Para que ele se mova na direção do lançamento, precisaríamos alterar dois eixos em coordenadas globais. Já em coordenadas locais, basta aumentar o seu Y! Isso, na verdade, vai alterar dois eixos em coordenadas globais da mesma forma, já que as coordenadas locais são apenas uma representação e não um sistema de coordenadas, mas fica bem mais fácil de pensar, não é?

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados