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arrow_back Aula 05 - Os Elementos Gráficos e a Câmera

Elementos Gráficos e sua Relação com a Câmera

Como esperado, um círculo posicionado na origem do sistema de coordenadas do mundo faz ele ficar centralizado na tela, a qual também está centralizada na origem. Mas o que acontece quando esse círculo vai para a nossa câmera? Conversamos em aulas anteriores que, ao apertar Play (|>), vemos na aba Game do Unity o jogo sendo executado da maneira como o jogador vê. E isso acontece porque passamos a ver o jogo através da câmera! Mas e se ela não estiver centrada na origem? Posicionemos a câmera, por exemplo, no ponto (-4, 0, -10). Vamos ver o efeito que isso tem em nosso objeto? Observe a Figura 2.

Círculo localizado na origem de coordenadas do sistema do mundo, exibido por uma câmera descentrada

Wow! O círculo, que não foi movido em momento algum, não está mais no centro do sistema... Como pode? Pois é! Esse é exatamente o efeito causado pelos diferentes sistemas de coordenadas nos objetos que vemos em nosso jogo! O círculo, antes, parecia completamente centrado e, agora, está bem deslocado para direita. Isso acontece devido a ele não estar centrado no sistema de coordenadas da câmera! Esse sistema, uma vez que movemos a câmera para a posição (-4, 0, -10), está centrado nessa posição do sistema de coordenadas do mundo e não no (0, 0, 0), como normalmente acontece.

Consegue perceber a diferença? Podemos brincar com esses diferentes sistemas de coordenadas para conseguirmos efeitos visuais interessantes em nosso jogo, como discutiremos em seções mais à frente. Mas não é só isso! Ainda há mais sistemas de coordenadas que são utilizados para definir outros aspectos importantes ao tratarmos de elementos gráficos. Cada objeto, por exemplo, também possui o seu próprio sistema de coordenadas!

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