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arrow_back Aula 05 - Os Elementos Gráficos e a Câmera

O Elemento Camera

A câmera é tratada como um objeto normal no Unity. Na verdade, assim como qualquer outro objeto, o objeto Camera herda de GameObject e possui as mesmas funcionalidades que diversos outros objetos possuem. Por isso, o primeiro componente visto na câmera é o Transform, o qual contém posição, rotação e escala, como já vimos em outros objetos.

Outro detalhe interessante da câmera é ela vir, por padrão, com a tag MainCamera selecionada para ela, facilitando, assim, sua identificação em outros scripts e sua associação em geral. Perceba também que o nome Main Camera indica algo bem interessante: é possível ter mais de uma câmera por cena! O nome “Main”, ou “principal”, em português, demonstra que essa câmera é a responsável pela maior parte do desenho, mas ela pode não ser a única existente em uma cena.

Podemos utilizar mais de uma câmera na mesma cena para várias finalidades. Imagine, por exemplo, a Realidade Virtual. É necessário que haja uma câmera para cada olho do usuário do capacete, e podemos adicionar à nossa cena duas câmeras justamente a fim de cumprirem essa função. Outro exemplo de utilização de mais de uma câmera é quando queremos mostrar os retrovisores em um carro de corrida, ou mesmo mostrar uma segunda visualização de um elemento qualquer em um canto da tela, enquanto a câmera principal mostra os outros elementos, os conhecidos HUDs. São várias utilidades! O Unity permite configurarmos essas câmeras múltiplas de acordo com as propriedades do componente Camera, o qual é adicionado por padrão a todos os objetos do tipo Camera.

Com esses dados em mente, vamos, então, conhecer a câmera do Unity e todos os seus componentes. Observemos, na Figura 4, uma captura de tela do Unity contendo as propriedades que já vêm pré-configuradas ao se criar uma nova cena em um projeto qualquer dentro de nosso motor.

Propriedades de uma câmera e como esta é inicializada em um projeto 2D no Unity.

Como vemos na Figura 4, além do Transform citado anteriormente, temos o componente Camera já adicionado por padrão à nossa câmera. Esse componente configura diversas propriedades da câmera e permite que ela cumpra a sua função, seja de câmera principal ou de uma câmera secundária qualquer, responsável por detalhes pequenos na tela. Vejamos, a seguir, as propriedades mais importantes e como elas devem ser utilizadas.

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