Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula

arrow_back Aula 05 - Os Elementos Gráficos e a Câmera

Adicionando Movimentação da Câmera ao Projeto DMJ I

Agora que já conhecemos bastante acerca das câmeras no Unity, vamos adicionar um novo comportamento à nossa câmera do projeto! Para vermos os dois tipos de câmera dos quais falamos, além da estática, já utilizada, adicionaremos a movimentação de câmera de duas maneiras ao nosso projeto: uma atrelando a câmera ao personagem e outra utilizando um script supersimples! Aí você escolhe qual delas deseja manter. Vamos lá?

Atrelando a Câmera ao Jogador

A primeira maneira a ser abordada é a mais simples. Para garantir que a câmera seguirá o nosso personagem ao longo de seu curso, simplesmente a adicionaremos como filha do personagem. Com isso, toda movimentação que for aplicada no personagem também será aplicada na câmera. Isso é interessante até determinado ponto, pois quando ele pular ou mesmo cair, pode gerar algum desconforto. Vamos fazer desse modo e ficará a seu critério aproveitar a ideia ou não!

Primeiramente, retomaremos o projeto encerrado na aula anterior. Para isso, abra o projeto DMJ I no Unity e, em seguida, abra a cena Level_1. Lembrando: aqueles que se perderam ao longo da execução podem criar um novo projeto do zero e importar os assets disponíveis aqui.

Após abrir o nosso projeto, precisamos apenas clicar na Main Camera e arrastá-la até o player, no Hierarchy, como já vimos em outras oportunidades. Feito isso, a câmera será posicionada como filha do player, criando, assim, um nível a mais na hierarquia dele, como vemos na Figura 10.

Câmera aninhada no player como filha.

Depois, se você clicar em play, verá que a câmera já está seguindo o jogador. O problema, no entanto, diz respeito ao jogador estar centralizado na câmera, de modo a perder espaço, mostrando o que está abaixo do chão, o qual, na prática, não teria utilidade alguma.

Para evitar isso acontecer, configuraremos a posição da câmera em relação ao player, o que. Perceba que isso é feito a fim de criar jogos em primeira pessoa e em terceira pessoa. Basta reposicionar a câmera de maneira que ela fique no local desejado e pronto!

No nosso caso, é necessário somente selecionar a câmera e alterar o Transform dela para o Y ter o valor 2.75. Feito isso, a câmera se posicionará um pouco acima do player, mas ainda seguindo-o e exibindo apenas a parte do cenário mais interessante ao jogador. Fácil, não? Para melhorar o efeito geral do cenário, altere também o background para Y = 3.75 e a escala para (3,3,3). Isso fará com que ele se posicione melhor para o personagem poder se mover, sem perder espaço.

Veja na Figura 11 como é o comportamento dessa câmera.

 Personagem se movendo com a câmera atrelada.

Perceba que, ao levantar o personagem do chão, a câmera sobe junto ao personagem e nós perdemos um pouco a noção de onde está o chão. Isso é uma das peculiaridades de se utilizar esse tipo de câmera. Experimente um pouco e veja o que acha!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados