Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula

arrow_back Aula 05 - Os Elementos Gráficos e a Câmera

Elementos Gráficos e sua Relação com a Câmera

- Ah, mas para que eu quero utilizar o sistema de coordenadas de um objeto individual? Isso não deve servir para nada!

- Errado! Isso serve muito! Quer um exemplo bem claro? Podemos utilizar o sistema de coordenadas de um objeto para definir a posição de outro objeto! E como fazemos isso? Utilizando o sistema de hierarquia do Unity, já visto em outras aulas! Criaremos agora, como filho desse círculo mostrado nas figuras anteriores, um quadrado, o qual posicionaremos na posição (0, -1, 0), em relação ao sistema de coordenadas do objeto. Para ficar mais claro, moveremos também o círculo para (-1, -1, 0), retirando-o da origem do sistema de coordenadas do mundo. Vejamos o resultado na Figura 3.

Lembrando que, para colocarmos um objeto como filho de outro, basta clicar e arrastar esse objeto para cima do outro na hierarquia, como discutimos em aulas passadas.

Objeto quadrado colocado como filho do círculo na hierarquia e seu posicionamento na visualização final da câmera.

Vejam, na aba Hierarchy, que o objeto Square está colocado como filho do Circle. Após movermos o círculo para (-1, -1, 0), esse objeto ficou em uma posição diferente em relação à Figura 2. Ao posicionarmos o quadrado em (0, -1, 0), em relação ao sistema de coordenadas do objeto, o objeto ficou, na verdade, na posição (-1, -2, 0), aparecendo na tela abaixo do círculo. Percebem a diferença?

Além disso tudo, o nosso jogo precisa ainda ser desenhado na tela, concordam? Afinal, é nela que ele será exibido para o nosso jogador. A tela pode, então, ser 1024x768, 1920x1080, 800x600 e por aí vai, ou seja, precisamos exibir, em uma faixa de pixel variável, aquilo que está sendo montado pela câmera! Precisamos, também, desenhar o resultado no sistema de coordenadas da tela. Mas essa parte nós não nos preocuparemos muito e nem entraremos em detalhes agora. O Unity cuidará disso para nós e simplesmente aceitaremos aquilo que ele fizer! Veremos mais detalhes sobre o sistema de coordenadas da tela quando formos entender melhor a parte de capturar posicionamento de cliques, pois estes são gerados nesse sistema.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados