Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula

arrow_back Aula 05 - Os Elementos Gráficos e a Câmera

Elementos Gráficos e sua Relação com a Câmera

No fim das contas, todas essas trocas de espaço, todos esses sistemas de coordenadas e tudo visto até agora envolvem uma matemática bem interessante, a qual, infelizmente (ou não), não teremos tempo para ver nesta aula. O importante mesmo para entendermos aqui são os três sistemas de coordenadas utilizados pelo Unity para desenhar o nosso jogo e a exposição do sistema de coordenadas da tela, com o qual nos encontraremos novamente em uma oportunidade futura!

Então, concluindo essa primeira parte, pausaremos um pouco e assimilaremos bem os quatro sistemas de coordenadas usualmente utilizados em aplicações gráficas.

Sistema de Coordenadas do Mundo - Expressa as coordenadas absolutas do objeto em relação ao sistema de posicionamento de toda a cena. É centrado em (0, 0, 0) e possui o seu Y positivo para cima e o seu X positivo para a direita.

Sistema de Coordenadas da Câmera - Expressa as coordenadas do objeto em relação à câmera. É utilizado principalmente para mostrar o objeto na tela de jogo e não é manualmente configurado no Unity, sendo calculado automaticamente a partir da posição da câmera.

Sistema de Coordenadas do Objeto - Expressa as coordenadas a partir do centro do objeto em questão. É utilizado principalmente para definir outros objetos e ações em relação ao objeto principal. Segue a mesma lógica das coordenadas do mundo, porém, recentradas no objeto.

Sistema de Coordenadas da Tela - Indica a posição de um objeto na tela em que o jogo está sendo exibido. Esses valores são sensíveis a mudanças na resolução da tela e calculados automaticamente pelo Unity. Não serão importantes no momento.

Visto tudo isso, podemos entender melhor como a computação gráfica, de modo geral, trabalha com diversos sistemas de coordenadas. Há ainda outros autores que diferenciam alguns sistemas de coordenadas a mais, como o upright, o qual indica o posicionamento rotacional dos objetos, entre outros sistemas. Discutiremos, no entanto, apenas os citados acima, que serão o bastante para você entender bem os espaços do Unity e a importância deles. Falando nisso, vamos para o próxima etapa, começar a falar dos espaços do Unity em si? Gogogo!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados