Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula

arrow_back Aula 05 - Os Elementos Gráficos e a Câmera

Técnicas de Movimentação da Câmera em 2D

Agora que já conhecemos o componente Camera e suas propriedades, podemos passar a um ponto bem interessante relacionado às câmeras: as técnicas de movimentação delas.

Vimos até aqui a existência de diversos tipos de jogos que podemos desenvolver, mesmo em 2D. Cada um desses jogos requer um tipo específico de câmera e alguns detalhes importantes relacionados ao seu posicionamento. Utilizaremos esta seção para discutir alguns desses tipos de câmera e como podemos aplicá-los aos diferentes gêneros de jogos.

Câmera Estática

Até agora, devido ao padrão em que os projetos são criados no Unity, temos utilizado em nosso jogo uma câmera estática. Esse tipo de câmera não tem qualquer movimentação e fica em apenas um ponto, exibindo o que estiver à sua frente. Esse tipo de câmera, ainda assim, tem suas funcionalidades.

Jogos de puzzle costumam utilizar câmeras estáticas.

Apesar de não ser adequada para a utilização em jogos de plataforma, ou side-scrollers em geral, como vemos ao executar o nosso projeto, podemos, em jogos do tipo puzzle, utilizar uma câmera dessa exibindo todo o cenário para permitir ao jogador se situar bem no ambiente e tomar suas decisões de jogo conforme aquilo que está vendo, por exemplo.

Câmera Atrelada a um Objeto

Utilizando a ideia de hierarquia, como discutimos anteriormente, podemos também atrelar a câmera a um objeto gráfico e fazer este a levar para onde for, permitindo, assim, haver uma centralização do objeto selecionado sempre, uma vez que a câmera está atrelada a ele.

Esse tipo de comportamento pode ser visto em diversos tipos de jogos, como em primeira pessoa, em terceira pessoa, top-down e até mesmo side-scrollers, variando apenas a posição na qual a câmera e seu alvo são colocados. Ele pode ser feito de maneira muito simples no Unity, utilizando apenas a hierarquia. Entraremos em detalhes de como fazer esse tipo de câmera na seção seguinte, quando formos adicionar uma câmera assim ao nosso jogo.

Câmera atrelada diretamente ao personagem.

Movimentação de Câmera Através de Scripts

Outra opção que temos para controlar a câmera em nosso jogo é através da utilização de scripts. Somos capazes, utilizando scripts na câmera, de adicionar efeitos de movimentação a ela, além, simplesmente, de mantê-la estática ou fazê-la seguir um alvo de acordo com a posição deste. Podemos, por exemplo, adicionar efeitos de transição à câmera a fim de que ela se reposicione ao mudar de um lado para o outro, ou até mesmo criar um balanço natural durante a movimentação do personagem.

Câmera seguindo o personagem em apenas um eixo, definida programaticamente.

Perceba que a adição de scripts à câmera acontece, normalmente, da mesma maneira como fazemos ao lidar com outros GameObjects. Basta adicionar um componente novo do tipo script e adicionar a esse componente os códigos necessários para que a câmera aja conforme o esperado. Um bom exemplo de movimentação de câmera através de scripts pode ser encontrado no próprio projeto de exemplo que o Unity tem, em 2D. Caso seja de seu interesse, carregue esse exemplo, como vimos nas primeiras aulas, e dê uma olhada no script!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados