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arrow_back Aula 05 - Os Elementos Gráficos e a Câmera

Adicionando Movimentação da Câmera ao Projeto DMJ I

Adicionando um Script à Câmera

Uma outra opção que temos para a câmera ser capaz de seguir o personagem é adicionar um script a ela . O script pode ser feito de várias maneiras e utilizar diversas técnicas para atingir o objetivo de seguir o jogador. Faremos aqui, no entanto, um script bem básico, apenas para mostrar como é o funcionamento da ideia.

Mais uma vez abriremos o nosso projeto onde o deixamos na aula passada, ou mesmo salvaremos separadamente a cena criada na seção anterior e começaremos outra nesta seção. Feito isso, selecionaremos a câmera principal e adicionaremos um novo script C# nela. Coloquei o nome do script CameraMovementScript. Fique à vontade para escolher o nome do seu! Lembre-se que, assim como vimos em Java, na disciplina de Programação Estruturada, o nome do arquivo e da classe deverão sempre ser iguais! Se trocar o nome do arquivo, preste atenção ao nome da classe. E não esqueça de mover o script para a pasta adequada nos assets!

Logo após, adicionaremos à câmera o script demonstrado na Listagem 01, a seguir.

Listagem 01 - Script para que a câmera possa seguir o personagem.

Perceba que o script tem um public Transform player, o qual deve ser configurado no editor para referenciar o objeto que gostaríamos de seguir. A Figura 12 mostra o player sendo selecionado como objeto a ser seguido.

Player sendo selecionado como objeto a ser seguido.

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