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arrow_back Aula 07 - Animação de Sprites – Parte I

4. Adicionando Animação ao Projeto DMJ I

Começaremos, agora, o processo de animação do nosso joguinho de DMJ I. Passaremos por várias etapas ao longo desse upgrade em nosso projeto e, à medida em que novos conteúdos surgirem, faremos uma pausa e esclareceremos alguns detalhes, combinado?

Como sempre, o projeto, até a etapa desenvolvida ao fim da aula passada, pode ser encontrado neste link.

4.1 Adicionando o Flip ao nosso Personagem

A princípio, cuidaremos de um detalhe simples, ao qual ainda não atentamos devidamente durante o nosso desenvolvimento. Faremos o personagem virar quando estiver se movendo para um lado ou para o outro! E isso pode ser feito de uma maneira bem fácil, servindo, entretanto, como uma perfeita introdução ao que faremos com os próximos passos da animação. Criaremos uma variável em nosso código a qual indica a direção que o nosso robozinho está virado e, a cada novo frame, vamos desenhar o robô voltado a essa direção. Vejamos o código alterado, na Listagem 1, objetivando fazer essa modificação!

Listagem 1 - Adicionando o método Flip para virar o personagem à medida em que este se mova.
Fonte: Elaborada pelo autor.

Observe, na Listagem 1 a criação de uma nova variável booleana chamada de movingRight, indicando esta se o personagem teve sua última movimentação para direita (true) ou não (false). A partir disso, podemos testar, antes de realizar a movimentação do personagem, qual a direção que queremos nos mover e qual a direção que o personagem está orientado. Caso a direção do movimento seja diferente do valor de mover (moveH > 0 && !movingRight), invocamos o novo método criado, chamado Flip().

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