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arrow_back Aula 07 - Animação de Sprites – Parte I

3. A Utilização de Sprite Sheets

Para evitar isso, devemos sempre manter o personagem na mesma posição a cada frame e dividir a Sprite Sheet igualmente, entre todos os frames que lá estão. No nosso caso, por exemplo, recebemos as imagens dos nossos artistas em uma resolução de 600 x 800. Para criar a Sprite Sheet mostrada na Figura 3, tivemos de criar uma nova imagem, com a resolução de 6*600 de largura e 3*800 de altura, para posicionar os sprites em 6 colunas com 3 linhas cada. Isso nos resultou na imagem de 3600x2400 que estará em nosso projeto em breve.

Manter essa proporção e conhecê-la, no entanto, é importante não apenas para que não haja essa variação indevida nos sprites, mas também para sabermos como cortar bem a nossa Sprite Sheet a fim de dividi-la em sprites individuais. O Unity oferece, em seu editor de sprites, uma opção de definir automaticamente o corte para estes. Ela, usualmente, é bem útil quando estamos trabalhando com um Atlas e queremos separar os sprites individualmente. Para as Sprite Sheets, porém, utilizar a opção de corte automático é quase uma garantia de o corte ser feito em tamanhos diferentes, criando justamente o efeito que queríamos evitar ao definir bem o grid das Sprite Sheets. Por esse motivo, devemos, quando possível, utilizar a opção de corte por grid, através de um tamanho conhecido.

Há bastante coisa para fazermos e lembrarmos. Como veremos na aula seguinte, também teremos de adicionar scripts que controlem a animação adequadamente. Nessa aula, lidaremos, ainda, com animações que não seguem simplesmente uma sequência de frames, pois obedecem, na verdade, ao comportamento do personagem.

Como temos tudo isso para fazer, que tal irmos ao nosso projeto? Adicionaremos uma primeira animação ao nosso amigo robô e, então, a partir desses passos, discutiremos todos os detalhes de animação diretamente no Unity e nos prepararemos para completá-la na próxima aula. Antes disso, vamos apenas responder uma pequena atividade para fixar o que foi visto até agora?

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