Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula
As Sprite Sheets, apresentadas em nossa aula sobre recursos de jogos, são arquivos que guardam, dentro deles, uma sequência de sprites, os quais, ao serem colocados em uma timeline como keyframes, geram uma animação de determinado sprite. Para essa animação ser fluida, é preciso que haja uma quantidade adequada de sprites e que a diferença de movimentação entre cada um deles seja tão pequena quanto necessária, de acordo com a quantidade de sprites presentes na Sprite Sheet utilizada. Vejamos, na Figura 3, um exemplo da Sprite Sheet usada em nosso jogo para a caminhada do robô. Perceba a quantidade de sprites e a diferença de movimentação entre eles.
Com essa Sprite Sheet, já podemos fazer o personagem se movimentar enquanto anda. Para tanto, temos, ainda, de separar os sprites contidos nessa Sprite Sheet. Isso é feito, como vimos rapidamente na aula sobre recursos, utilizando o sprite editor do Unity. Antes disso, porém, precisamos que a Sprite Sheet obedeça a alguns detalhes importantes.
A fim de a separação dos sprites individuais ser feita adequadamente, é necessário a Sprite Sheet os posicionar de uma maneira similar, igualmente espaçada e, de preferência, mantendo todos na mesma altura vertical. Tudo isso deve ser feito para, ao cortarmos os sprites, termos um mesmo posicionamento, independentemente do frame no qual estivermos na animação. Pense, por exemplo, se alterarmos a altura do personagem no desenho, como está na Figura 2. Você consegue imaginar o que aconteceria durante o pulo do personagem? O sprite se movimentaria, mas o que aconteceria com os colisores, por exemplo? Eles ficariam na mesma posição, não é? E isso geraria uma discrepância visual terrível! O personagem em si poderia passar por dentro de objetos, pois os colisores não estão mais onde a imagem está, mas ao mesmo tempo ele ficaria enganchado em objetos que nem tocam nele, devido ao mesmo problema. O caos!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados