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arrow_back Aula 07 - Animação de Sprites – Parte I

4. Adicionando Animação ao Projeto DMJ I

4.3 Importando e Tratando as Sprite Sheets

Depois de cortados, os sprites podem ser tratados como arquivos únicos! Apesar disso, ainda continuam todos organizados como parte de uma mesma Sprite Sheet, portanto, terão o mesmo destino que esta tiver. Se você resolver deletar a Sprite Sheet, todos os sprites também serão deletados. Se ela for atualizada, todos serão. E por aí vai...

Repita esse procedimento de corte para as três Sprite Sheets e estaremos prontos a seguir adiante! É importante notar: em algumas Sprite Sheets, o grid não estará completo, o que poderia gerar alguns sprites vazios. Para evitar isso, basta clicar nos lugares que estão sem sprites mas estão marcados e, em seguida, apertar Delete. Desse modo, o Unity entenderá aquele bloco como não fazendo parte da Sprite Sheet e dará um fim a ele, evitando maiores problemas!

4.4 Conhecendo o Animator Controller

Agora que temos as nossas Sprite Sheets cortadas e o nosso Animator no personagem, com o Animator Controller, podemos começar a pensar em como colocaremos as animações no Animator Controller para este poder controlá-las. A fim de fazermos isso, o primeiro passo é acessar uma das duas novas abas com as quais trabalharemos até o fim desta aula. A primeira delas é a aba Animator, a segunda, a aba Animations.

Para abrir a aba Animator, navegue até o seu Animator Controller, criado na pasta Animations, dos Assets, e abra-o, dando dois cliques. Ao fazer isso, uma janela, como a vista na Figura 9, será aberta. Arraste-a, posicionando-a na mesma barra em que estão Project e Console (esse passo é opcional, mas é assim que eu gosto de trabalhar, pois essa configuração nos permite ver a animação sendo executada enquanto o jogo está em modo Play).

Animator Window já posicionada na barra de Project e Console.

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