Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula
A animação é, há muito tempo, um componente importante de qualquer jogo digital desenvolvido, independentemente da plataforma. Mesmo em jogos mais antigos, como Donkey Kong e Dr. Mario para o NES, os objetos envolvidos já possuíam animações, e parte do limitadíssimo poder de processamento dessas máquinas era disponibilizado para a nossa utilização.
Adicionar animações a um personagem ou objeto qualquer é parte do que faz o jogo ganhar vida. Mesmo as animações sendo as mais simples possíveis, como vemos na Figura 1, só o fato de elas existirem já dão uma dimensão diferente ao jogo que estamos jogando.
Se olharmos o nosso jogo, imediatamente percebemos que isso é um dos principais pontos faltando até o momento. O nosso robô se move para um lado e para o outro, e até pula, mas nunca se altera de sua forma inicial. Veremos, ao longo desta aula, como o nosso projeto parecerá diferente após adicionarmos algumas dessas alterações. Depois, conheceremos as demais possibilidades de mudanças na próxima aula.
E você já se questionou como funcionam essas animações tão importantes no desenvolvimento de um jogo? Não? Então, pense um pouco. Como você acha que funcionam as coisas para termos essa ideia de movimento?
A primeira coisa que pensei foi: para a animação funcionar, precisamos de uma sequência de frames. E é justamente esse o ponto de partida de qualquer animação.
Uma animação é, basicamente, um conjunto de frames, os quais, ao serem postos em sequência, dão a ideia de determinado objeto estar realizando certo tipo de ação factível, usualmente baseada em alguma movimentação. E é precisamente isso que trabalharemos dentro do Unity!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados