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arrow_back Aula 07 - Animação de Sprites – Parte I

4. Adicionando Animação ao Projeto DMJ I

4.5 Criando Animações e Adicionando-as ao Controller

Neste momento, com a certeza de estarmos trabalhando em animações para o Player, podemos criar novas animações, as quais serão automaticamente inseridas no Animator Controller daquele elemento, facilitando bastante a nossa vida e permitindo já lidarmos com elas diretamente, sem trabalho adicional!

Para criar a nova animação, basta clicarmos no botão Create, na janela Animation. Isso nos trará uma janela perguntando o nome de nossa nova animação e onde salvá-la. Utilizaremos o nome Idle e a salvaremos juntamente ao seu Controller, na pasta Animations. Ao fazer isso, a animação será criada e a janela de animação mudará para uma timeline, na qual posicionaremos os keyframes a fim de a nossa animação funcionar!

Além disso, uma outra alteração visível é o Unity ter criado, automaticamente, dentro de nosso Animator Controller, um novo estado para a máquina de estados, chamado de Idle. Esse estado representa justamente a animação criada. Perceba que o Unity também fez, além de criar o estado, uma transição (representada pela linha com uma seta laranja) entre ele e o estado Entry, o qual diz respeito ao estado inicial falado anteriormente. Com isso, o Unity está dizendo que, ao iniciar o elemento, a primeira coisa a acontecer é tocar a animação Idle! E é exatamente isso que queremos! Bom! Vejamos as duas views modificadas com a nova animação na Figura 11.

Animação Idle criada. Sua timeline é exibida na aba Animation e seu estado exibido abaixo, na aba Animator.

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