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arrow_back Aula 07 - Animação de Sprites – Parte I

Apresentação

E aí, players! Tudo certo? Chegamos à sétima aula da disciplina de Desenvolvimento com Motores de Jogos I! Já aprendemos diversas coisas que nos permitem fazer um jogo bem divertido. No entanto, ainda não estudamos algo comum a quase todos os jogos já lançados até hoje: a animação!

Se voltarmos lá para os primórdios dos jogos digitais, conseguiremos ver alguns exemplos de jogos que funcionavam sem qualquer animação. Depois disso, porém, encontramos facilmente jogos com tal animação presente no personagem, estando, posteriormente, em vários outros elementos do jogo, até atingir o cenário e o background.

Na aula de hoje, iniciaremos os estudos sobre a animação de nosso personagem! Digo iniciar, porque esse é um assunto muito extenso, então utilizaremos duas aulas para abordar mais detalhes sobre ele. E ainda faltará muita coisa, principalmente relacionada à animação 3D! Deixaremos isso para uma próxima disciplina, ok?

Nesta aula, adicionaremos uma animação ao nosso personagem para quando ele não estiver se movendo, começaremos a preparar uma animação para sua caminhada e, por fim, uma animação bem especial para quando ele estiver pulando! Com esses três casos veremos ser possível cobrir a maioria das situações vivenciadas pelo personagem. Começaremos hoje o primeiro caso e concluiremos os outros dois em nossa próxima aula!

Como estamos sempre lidando com 2D em nossa disciplina, focaremos também nas animações 2D e em como elas funcionam e podem ser adicionadas no Unity.

Esta é uma aula bem interessante, mas também cheia de detalhes importantes que poderão passar despercebidos durante uma primeira leitura. Muito cuidado, principalmente porque diversas coisas serão utilizadas na próxima aula! Dedique-se bastante e vamos juntos fazer o nosso amigo robô finalmente começar a ganhar vida! Animados? :P

Objetivos

Ao final desta aula, você deverá ser capaz de:

  • Importar e utilizar Sprite Sheets no Unity;
  • Adicionar animações aos sprites de seu jogo através de um Animator;
  • Criar animações a partir de Sprite Sheets importadas.

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