Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula

arrow_back Aula 01 - Introdução à Interface do Motor de Jogos

A Utilização do Unity

Como discutido anteriormente, a utilização de motores de jogos facilita o desenvolvimento de jogos ao trazer diversas simplificações ao processo. Discutimos como é importante haver simplificações para o código gráfico, para a física, para o áudio, enfim, para todos os aspectos que fazem um jogo. Além disso, concluímos que uma ótima opção, a qual traz todos esses aspectos mencionados, é o motor Unity 3D. Então, veremos mais detalhes sobre o que faz esse “bicho”!

O primeiro aspecto importante a ser tratado quando se fala da utilização de qualquer motor, ou qualquer ferramenta, na verdade, é discutirmos a licença que essa ferramenta possui para o seu uso. O Unity tem uma licença um pouco complicada (e quase fez com que vocês não tivessem essa disciplina :/ ), mas que favorece (e muito!) os desenvolvedores pequenos! Após uma reformulação recente, o Unity criou algumas categorias grátis e pagas, para atender a públicos diversos.

Funciona assim: se a empresa na qual você está envolvido ou você, enquanto desenvolvedor, tem um lucro anual menor que $100.000 (cem mil dólares), é seu direito utilizar o Unity Personal! Essa versão possui todos os recursos do motor em si, compila para todas as plataformas, mas não tem acesso ao suporte premium, ao material de certificação (mas vocês têm essa disciplina!), entre algumas outras funcionalidades adicionais que, para o desenvolvimento de um jogo, não farão falta. Essa versão é completamente gratuita, com atualizações inclusas!

Já para empresas com rendimento maior que esse, independentemente da fonte do rendimento (e por essa razão abrangem diversas instituições de ensino, inclusive a nossa), é necessário que haja uma contratação do Unity Pro. Essa versão traz alguns suportes premium, além de acesso a alguns materiais a mais, mas isso apresenta um custo alto, em torno de R$ 400 (quatrocentos reais) mensais, por máquina. Pois é! Ainda bem que, recentemente, o Unity resolveu fazer parcerias com instituições de ensino para montagem grátis de laboratórios! Em troca disso, as instituições devem formar alunos capacitados para utilização dessas ferramentas e, assim, preencher os espaços no mercado de trabalho no intuito de manter a tecnologia em uso! Façam isso, por favor, ok? Formem-se!

Passada a parte da licença, o segundo aspecto necessário quando escolhemos uma tecnologia para trabalhar é saber se ela é capaz de suprir as nossas necessidades enquanto desenvolvedores. Esse segundo aspecto é muito importante para evitar que fiquemos presos no meio do desenvolvimento porque simplesmente chegamos em uma parte da caminhada na qual não conseguimos mais avançar com o equipamento disponível. Para evitar isso, o melhor caminho é se informar de antemão e saber de tudo o que é preciso levar. Quem nunca jogou um RPG e precisou voltar à cidade para pegar aquele equipamento que esqueceu, né? Tempo perdido!

Nesse ponto, a Unity simplesmente destrói. De verdade! Como já conversamos, nesta disciplina buscaremos abordar todos os aspectos necessários para o desenvolvimento de um jogo 2D do começo ao fim. Veremos como adicionar os elementos gráficos, como colocar física no jogo, como criar a interface com o usuário, incluindo menus e HUDs. Veremos também a parte de áudio, animações em 2D, um pouco de criação de inimigos e algumas coisas mais! E a Unity é capaz de resolver tudo isso! À medida que avançarmos nas aulas, vocês verão como tudo isso pode ser criado. Ansiosos? Eu também! ;)

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados