Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula

arrow_back Aula 01 - Introdução à Interface do Motor de Jogos

A Utilização de Motores de Jogos

Há pouco tempo, em uma galáxia não tão distante, ocorreu o surgimento dos primeiros jogos digitais. Esses jogos, que conhecemos com mais detalhes na disciplina de Introdução aos Jogos Digitais, eram simples, feitos com gráficos de baixa qualidade e recursos limitadíssimos. Você imagina como eram desenvolvidos esses jogos? Não? Pois eu vou lhe contar: os jogos eram desenvolvidos em Assembly! :-(

Agora, pare um pouco e pense em um jogo (articulação complexa de elementos gráficos, animações, sons, cenários, etc.) desenvolvido em linguagem de baixo nível! Haja trabalho! E muito! Sério mesmo! Quer ter uma ideia de quanto? Dá uma olhada no código fonte oficial do primeiro Prince of Persia (1989), lançado para a Apple II:

https://github.com/jmechner/Prince-of-Persia-Apple-II/tree/master/01%20POP%20Source/Source

Prince of Persia (1989).
Fonte: http://poucopixel.com/pc/prince-of-persia/. Acesso em 24 de jan de 2017.

Não entendeu nada? Tudo bem... Eu também não. Mas fica aí o valor histórico da informação. E também o alívio de não precisar mais trabalhar desse jeito para desenvolver os jogos atualmente! Ufa :-)

Após essa fase complicada, com a evolução dos computadores e dos consoles de jogos, começaram a surgir diversas maneiras de facilitar o desenvolvimento de jogos através de novas técnicas e aplicações da área. Bibliotecas gráficas, por exemplo, surgiram a fim de facilitar a integração de software e hardware e definir padrões para que fosse possível desenvolver em 2D e 3D com mais facilidade, como a IRIS GL, que se tornou o OpenGL, uma API gráfica muito bem-vista e aceita por toda a comunidade de computação gráfica.

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Opengl-logo.svg.
Acesso: 24 jan. 2017

Em 1995, no entanto, a Microsoft lançou o Direct3D, o qual surgiu objetivando ser um competidor ao padrão OpenGL. Depois alguns esforços insatisfatórios para unificar os projetos, as duas APIs seguiram caminhos diferentes e até hoje são assim. Temos o Directx e o OpenGL trazendo funcionalidades diferenciadas e atraindo a atenção dos desenvolvedores para ambos os lados.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados