Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula
Na sequência, conheceremos dois componentes interessantes. Os Standard Assets são um conjunto de Assets, ou Recursos (estudaremos isso mais em detalhes na Aula 02 desta disciplina), padrão do Unity que incluem alguns sons, alguns modelos, alguns sprites, entre outros recursos que são utilizados nos projetos de exemplo do Unity. Ao incluir esses recursos em sua instalação, você ganha acesso a eles para utilizar em seus projetos como teste até obter os seus recursos, ou mesmo como referência para desenvolver os seus. É um pacote interessante que também vale a pena ser instalado.
O outro pacote, o Example Project, contém os projetos exemplos que são construídos utilizando os recursos padrões citados anteriormente, baixados no pacote acima desse. Com isso, é possível você já obter alguns exemplos plug and play, precisando somente abrir no Unity, e eles já estarão funcionando. É uma estratégia interessante para conhecer um pouco mais do motor sem precisar desenvolver nada!
Em seguida, após o Visual Studio que desmarcamos nesse caso, temos os pacotes de Build Support. Esses pacotes são responsáveis por fazer exatamente o que o nome diz: dar suporte à compilação para as plataformas que estão atrelados! Recomendo sempre marcar o Android Build Support, uma vez que o Android é uma plataforma amplamente difundida e pode ser interessante desenvolver jogos voltados a ela. É simples de testar, por ser uma plataforma bem aberta (diferente do iOS, da Apple) e pode trazer um plus aos nossos jogos desenvolvidos: funcionar em dispositivos móveis!
Além disso, há outras plataformas que você pode incluir o suporte, se quiser. Basta pesquisar um pouco sobre a plataforma desejada e, caso tenha interesse desenvolver para ela, é só marcar essa opção e fazer o download. Caso não queira tomar essa decisão agora, não há problema, uma vez que é possível baixar esses suportes de dentro do Unity mesmo, após ele ter sido instalado.
Escolhidos os pacotes, avance pela instalação, escolha o diretório no qual o Unity será instalado e simplesmente aguarde a mágica acontecer. Ao concluir todos os downloads e instalações (pode demorar um pouco, principalmente se a Internet estiver lenta), o instalador se concluirá com uma opção de iniciar o Unity instalado. Inicie-o e vamos adiante!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados