Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula

arrow_back Aula 01 - Introdução à Interface do Motor de Jogos

Interface do Motor de Jogos

Agora que temos o nosso primeiro projeto criado, podemos observar a interface do nosso motor de jogos pela primeira vez, conforme mostra a imagem a seguir. A Figura 06 será a base para que possamos discutir cada uma das abas que aparecem, visando um melhor entendimento do motor. Vamos conhecê-las!

Interface do Motor Gráfico.

O que vemos na Figura 06 é a interface inicial e padrão do Unity. Ela traz as principais abas já abertas e organizadas de uma maneira que faz sentido para o desenvolvimento. Na barra de menu há algumas opções, como a Window, a partir da qual podemos mudar a interface ou abrir outras janelas que não estão visíveis. Dentro desse menu há uma opção chamada Layout, que permite também trocar o modo como essas abas se posicionam na tela. Esse que estamos mostrando é o layout Default. Explore um pouco esse menu para conhecer melhor as opções.

Falando agora da interface, passaremos pelas abas da esquerda para a direita, de cima para baixo. A primeira delas que você vê, abaixo dos botões de manipulação de objetos, é a Hierarchy. Essa aba conterá sua cena, nome que o Unity dá a cada nível que é criado e todos os elementos que nele estão contidos, além dos objetos presentes nela. Perceba que ao criar um novo projeto, a cena não vem automaticamente salva, é então chamada de Untitled e contém apenas um objeto chamado de Main Camera. Esse objeto representa a nossa câmera e será discutido em detalhes em uma aula mais adiante. Todos os outros objetos que adicionarmos em nossa cena serão incluídos nessa aba e poderão ser selecionados para manipulação através dela.

Em seguida, à direita de Hierarchy, temos um agrupamento de três abas de acordo com o layout padrão. São elas: Scene, Game e Asset Store. A primeira delas, Scene, é responsável por mostrar a cena e como ela está organizada. É através dessa tela que podemos posicionar elementos, alterar suas propriedades visualmente e montar o nosso mundo da maneira que desejarmos. Notem que a cena apresentada nessa tela não é o que vemos no jogo em si, pois o que será posicionado para a nossa câmera e renderizado de fato está na aba seguinte: a aba Game. Outro detalhe interessante dessa aba são os botões que estão na barrinha logo abaixo dela. Entretanto, merece destaque aqui o botão 2D, que já deve vir marcado após a criação de um projeto 2D. Ele simplesmente faz sumir uma dimensão do mundo para que possamos trabalhar em 2D (apesar de que o projeto ainda é, e sempre será, 3D, efetivamente).

Passando para a segunda aba desse agrupamento, temos a aba Game. Nessa aba vemos o que de fato será o nosso jogo, já através da câmera e com todos os efeitos de mundo renderizados. O que vemos nessa aba, o nosso jogador verá no jogo. Por esse motivo, ao testarmos o jogo apertando o botão de Play (|>) que fica acima dessas abas, o Unity trará automaticamente essa aba à frente para que possamos jogar o nosso jogo, testando-o.

Por fim, a terceira aba é a aba da Asset Store. Como o nome diz, essa aba nos leva à loja de recursos do Unity. Essa prática é comum entre os motores abertos e dá aos desenvolvedores mais uma maneira de obter algum lucro, ajudando outras pessoas com os seus talentos. Nessa loja é possível encontrar os diversos recursos que formam um jogo e adquiri-los gratuitamente ou com valores elevados. Isso é importante, no entanto, por permitir que desenvolvedores os quais estejam com algum problema no desenvolvimento ou mesmo que desejem acelerar o processo possam adquirir soluções prontas nas diversas frentes de um jogo. É possível encontrar scripts que sirvam como ponto de partida na programação, é possível encontrar elementos gráficos 2D e 3D, é possível encontrar sons... Tudo isso com seu preço, claro! Vejamos na Figura 07 a interface da Asset Store, com alguns produtos já sendo exibidos na tela inicial.

Asset Store do Unity.

Percebam que a Asset Store funciona para os dois lados! Se você está precisando de um recurso, pode ir lá e conseguir o que quer. Porém, caso seja um bom artista/programador/músico/criador de conteúdo, também pode aplicar o seu produto à loja e ganhar, com isso, algum dinheiro a mais, de acordo com as vendas que forem efetuadas! Pense sobre isso e explore um pouco a loja, para ver tudo que é possível encontrar lá.

Sério! Para de ler um pouco e abra a loja. Vou até colocar uma atividade com isso para você olhar mesmo! Quem sabe aquele recurso especial, cuja existência lhe devolveria as noites de sono perdidas, não está lá, esperando por você?

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados