Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula
Você pode perguntar: - Como fazemos isso? A resposta é simples e está marcada como IMPORTANTE há algumas páginas: - Através de componentes! Os componentes farão tudo que você precisar que um objeto faça dentro de um jogo, e adicionar alguma física a eles é parte disso. Vamos, então, adicionar um componente físico ao nosso objeto esfera, de modo que ele passe a se comportar como um corpo rígido, obedecendo à lei da gravidade, atrito, etc.
Para adicionar um novo componente, selecione a esfera e, no inspector, clique no botão Add Component -> Physics -> RigidBody, como vemos em parte na Figura 12. É importante escolher Physics e não Physics 2D, pois há uma diferença de comportamento entre os dois motores físicos que fazem com que as coisas não funcionem bem se forem misturadas. Quando começarmos, a partir da próxima aula, com objetos 2D de fato, passaremos a usar Physics 2D.
Ao adicionar esse novo componente, sua esfera passará a se comportar como um corpo rígido. Se você observar o novo componente inserido, verá que ele possui várias propriedades possíveis de ser configuradas, como a maneira que ele reage à gravidade, a massa que possui, entre outras questões. Não entraremos em detalhes nessas propriedades agora, mas saiba que elas existem!
Agora, sim! Temos um corpo rígido posicionado acima de um outro objeto que responde a colisões, então, podemos apertar play e ver a mágica acontecer de verdade!
YEAH! Aqui funcionou! Muito bom \o/ Já consigo ver como isso poderá ser o próximo Dark Souls.
Com esse interessante exemplo encerramos a nossa primeira aula. Caso tenham percebido algum problema no decorrer da aula, fiquem à vontade para usar o fórum e expor suas dúvidas! Estaremos sempre de olho para discutir cada ponto levantado e melhorar o entendimento de vocês e, consequentemente, o material!
Espero que tenha sido um começo agradável nesta disciplina. Vemo-nos em breve, guerreiros (ou magos, paladinos, amazonas, feiticeiras, o que for... sem preconceito!)! Até lá!
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