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Apesar da facilidade que ambas as APIs trouxeram aos desenvolvedores gráficos, ainda mostrava ser proveitosa a existência de novas camadas acima dessas APIs, contribuindo para que os desenvolvedores pudessem atingir seus objetivos de maneira mais simples e rápida. Nesse novo nível de abstração, estão as bibliotecas que encapsulam o OpenGL ou o DirectX e permitem ao programador realizar as tarefas de um modo ainda mais simples. A fim de dar um exemplo mais prático, vejamos um trecho de código para desenhar um cubo em OpenGL, como na Listagem 01:
Listagem 1 - Código para criar um Cubo em OpenGL.Wow! E isso é só a parte de desenho em si. Esse cubo não tem uma textura, não tem cores, não tem nada. E ainda mais, não estamos mostrando a parte de criação da janela, de inicialização da câmera, de posicionamento da câmera, blá-blá-blá... Ah! Estamos falando apenas de todos os detalhes gráficos da coisa! Imagina que também temos a parte de áudio, de física, de inteligência artificial... Complicado, né?! Porém é bem mais fácil que aquele Assembly, você concorda?
Que tal discutir com seus colegas no fórum suas impressões sobre ambos?
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