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arrow_back Aula 01 - Introdução à Interface do Motor de Jogos

Hello, World! (ou The EPIC Falling Ball Game)

Criando o Hello World

O primeiro passo para que tenhamos o nosso jogo funcionando é adicionar os elementos necessários. Para começar, adicione uma plataforma, equivalente a um cubo esticado. Para fazer esse exemplo, utilize objetos 3D. Apesar disso, a animação desenvolvida parecerá 2D, pois é assim que a câmera está configurada. Para adicionar um cubo à cena, utilize o menu GameObject -> 3D Object -> Cube. Isso criará um cubo no centro da tela. Utilizando a Hierarchy, selecione o cubo para que ele surja no Inspector. Ao fazer o cubo aparecer no Inspector, altere suas propriedades de acordo com a Figura 10.

Transform do cubo que será a nossa plataforma.

Perceba que alteramos valores nos três componentes do Transform. Para a posição, baixamos a plataforma até o Y = -4. Como o Unity posiciona os eixos sendo X na horizontal, Y na vertical e Z na profundidade, ao colocar um Y negativo, estamos abaixando o objeto na vertical, como visto no posicionamento da Figura 09. Em seguida, alteramos a rotação em torno do eixo Z (o eixo que está perpendicular à tela) em 1 grau. Isso faz com que a plataforma se transforme em uma rampa de inclinação baixíssima, fazendo com que a nossa bola escorregue por ela lentamente, uma vez que a tenhamos adicionado. Por fim, modificamos a escala para X = 4. Com essa modificação, o cubo será aumentado de tamanho em 4 vezes na direção X, ou seja, horizontalmente. Com isso, ele parecerá uma pequena plataforma.

OK! Temos uma plataforma. Agora só precisamos da nossa esfera caindo para concluir o nosso primeiro exemplo. Para adicionar a esfera na cena, utilizamos um caminho similar: GameObject -> 3D Object -> Sphere. Modifique o Transform da esfera para a origem, ou seja, position: 0, 0, 0, como visto na Figura 11.

Transform da esfera.

Feito isso, já temos a nossa esfera posicionada acima da plataforma, e a plataforma posicionada para fazê-la escorregar. Tudo certo! Clique no botão Play, que fica centralizado no topo da interface e observe a mágica acontecer!

Não?

Nada acontece? Ok...

Esperado! É muito importante entender que o universo dos jogos que criamos não obedece, naturalmente, às leis da física, como é no mundo real. São apenas pixels na tela! Para que o seu jogo tenha alguma física (como uma bola que está voando possa cair), é necessário que você adicione alguma física a ele! Vamos então fazer alguns cálculos sobre quais as forças que atuam na bola e pensar um pouco sobre a lei de gravitação universal. Vamos relembrar a fórmula?

BRINCADEIRA! A Unity já tem um motor de física extremamente potente embutido e implementado para que você possa simplesmente configurar os objetos da maneira adequada e, então, eles passarão a obedecer aquelas leis criadas. Mais uma vez, repito: os objetos não obedecem naturalmente a uma lei mágica que rege o universo, como é a gravitação para nós. Mas eles podem passar a obedecer assim que forem configurados!

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