Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula

arrow_back Aula 01 - Introdução à Interface do Motor de Jogos

A Utilização de Motores de Jogos

Explorando Recursos de APIs

A existência de motores de jogos não é uma novidade. Temos motores potentes e abertos já há algumas décadas. A novidade no momento é que motores os quais antes custavam milhares, ou até milhões de dólares, estão abrindo seus usos aos desenvolvedores indies para que os jogos criados possam ter uma qualidade tão boa quanto desejarem! E foi assim que a Unity 3D) ganhou a sua popularidade.

Trata-se de um motor de jogos muito potente e completo, com funcionalidades que vão desde as funções mais básicas, de criação de janelas, câmeras e primitivas, até as mais complexas, como som 3D, criação de caminhos, renderização avançada, física 2D e 3D, entre outras. Tudo isso, claro, com uma interface limpa, de fácil entendimento, e um ótimo suporte através de documentação, tutoriais, fóruns e etc.

Depois de ter aberto as suas portas ao público, a Unity 3D lançou também um novo pacote de funcionalidades que cobrem muito bem a parte de desenvolvimento 2D, visto que, para muitos desenvolvedores, até por questão de recursos, esse é o único formato em que se é possível desenvolver para começar. Com essa liberação, aliado ao crescimento do mercado de dispositivos móveis e a subsequente liberação da compilação de seus jogos para essa plataforma por parte da Unity, houve um grande boom no número de usuários desse poderoso motor.

Vamos pensar um pouco. Um motor de jogos completo, que é capaz de desenvolver em 2D com facilidade, grátis (discutiremos isso em breve), e permite lançar os jogos que estou desenvolvendo para Computador, Android, iOS e outras plataformas ao mesmo tempo sem nenhum custo adicional. Ok. Quero.

E foi assim que muitos desenvolvedores e empresas de todos os níveis pensaram! Jogos Indie poderiam ser desenvolvidos com facilidade por empresas de menor porte, jogos grandes poderiam ser desenvolvidos por empresas grandes com um custo menor. Por quê não?

Pensando nisso tudo, escolhemos o Unity como motor a ser estudado nesta disciplina. Vocês poderão utilizar o conteúdo aprendido para desenvolver seus próprios jogos ou também se envolver no mercado de trabalho com mais facilidade, visto que diversas empresas da área estão utilizando esse motor para o desenvolvimento de seus jogos. Isso depende de como vocês pretendem aplicar os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso e das motivações para aprender sempre mais! Não se esqueçam, no entanto, da história que estudamos aqui: Assembly, OpenGL e bibliotecas, pois o conhecimento é importante quando buscamos ser um profissional completo! Quem sabe alguns de vocês adquiram um interesse diferenciado e queiram não apenas usar o motor, mas desenvolver um! Algumas empresas pensam assim e vocês também podem! Só não abordaremos isso por aqui, ok?

Ah... E o tal do cubo? Como faz no Unity? Veremos! Mas é só clicar em GameObject -> 3D Object -> Cube. Em seguida, clica e arrasta para posicionar! ;-)

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados