Cursos / Jogos Digitais / Criação de Personagens e Narrativas de Jogos / Aula

arrow_back Aula 03 - Processo de Criação de Narrativas

Compilação de conceitos e princípios narrativos na história das mídias
Conto, Prosa e Poesia

É em Vladmir Propp (1895-1970) que encontramos, pela primeira vez, uma classificação taxonômica dos contos orais tradicionais (russos, mas expansível ao universo imaginário de todos os contos clássicos). O autor realizou seu estudo a partir de 100 narrativas (os contos 50 a 151 encontrados na coletânea publicada por Aleksandr Afanássiev, em 8 volumes, entre 1855 a 1863) e esse levantamento identificou um total de 31 funções possíveis de serem encontradas nos diversos contos. Essas funções, que não correspondem a uma ordem fixa e não precisam estar necessariamente presentes em todos os contos, constituem os elementos fundamentais do que Propp determina o Conto Maravilhoso, que, independentemente da narrativa, segue invariavelmente um mesmo modelo de construção.

Por função compreende-se o procedimento de um personagem, definido do ponto de vista de sua importância para o desenrolar da ação. (PROPP, 2006, p. 22)

A teoria de Propp tem seu objetivo não na motivação dos personagens ou do herói da trama, mas no desenrolar da estrutura narrativa, como descreve:

O importante não é o que eles [personagens] querem fazer nem tampouco os sentimentos que os animam, mas suas ações em si, sua definição e avaliação do ponto de vista de seu significado para o herói e para o desenvolvimento da ação […] os sentimentos do mandante podem ser hostis, neutros ou amistosos, isto não influirá no desenvolvimento da ação. (PROPP, 2006, p. 79)

As funções de Propp são bons exemplos de criação e estruturas narrativas vistas nos mais variados projetos. A função Distanciamento, por exemplo, é vista no histórico de personagens como Superman ou Luke Skywalker, que cresceram longe dos pais, e a função Proibição é vista na animação O Rei Leão, da Disney, quando Mufasa alerta o filhote Simba que evite a região sombria do Cemitério dos Elefantes, ou na animação Vida de Inseto, da Pixar, quando Flik é impedido de fugir do rito secular das formigas com seu gênio inventivo. A função Fornecimento de Magia age como um "upgrade" para o herói, seja no momento em que descobre os efeitos radioativos da aranha sobre seu corpo, como no Homem-Aranha, ou quando passa a acreditar que é o Escolhido, como Neo na Matrix. Saber extrair de exemplos clássicos as estruturas narrativas é um exercício capaz de oferecer grandes recompensas à produção de conteúdo para um jogo.

Para além dos contos de fantasia, a poesia, outro processo de criação literário, talvez tenha sua condição narrativa identificada com mais evidência na interpretação de Samuel Taylor Coleridge. Poeta e crítico inglês, Coleridge exibiu intrigante percepção, já no início do século XIX, para a importância de um afastamento de nossa natureza cotidiana em direção à fantasia. A esse fenômeno foi denominado como o princípio da "suspensão voluntária da descrença". Como já visto anteriormente, em sua opinião, era necessário aceitar momentaneamente a existência de "sombras da imaginação" e "personagens sobrenaturais" para divagar no lirismo poético. De outra forma, seria impossível fluir na beleza fantasiosa de suas Baladas Líricas. Esse pensamento é igualmente válido para os poemas de Fernando Pessoa, Renato Russo ou Vinícius de Moraes. Assim, em trechos líricos como "A rosa radioativa / Estúpida e inválida /A rosa com cirrose /A anti-rosa atômica / Sem cor, sem perfume / Sem rosa, sem nada", de autoria de Vinicius de Moraes, somos capazes de interpretar a ausência de humanidade presente na guerra nuclear e nos sensibilizarmos com suas atrocidades irracionais.

No campo narrativo da prosa, é a Homero, poeta grego que viveu entre os séculos IX a VIII a.C., que se atribui a criação dos poemas épicos A Ilíada e a Odisseia. Poemas fundadores do pensamento ocidental, a Ilíada narra a história da Guerra de Troia (Ílion = Troia), destacando figuras como o guerreiro Aquiles e Helena, famosa por sua beleza. A obra aponta o claro objetivo de consolidar o modelo padrão do cidadão a ser imitado pelo povo grego por suas virtudes. Na Odisseia (que significa regresso), Homero conta a trágica epopeia do herói Ulisses (Odisseu), filho e sucessor de Laerte, rei de Ítaca e esposo de Penélope, descrevendo a jornada de vinte anos pelo mar em seu retorno para casa, após a guerra de Troia. O conto é repleto de ação, suspense e criaturas míticas como as sereias, deuses e monstros, estabelecendo as bases da narrativa de ficção fantástica para os séculos seguintes, dos contos de fadas a games como God of War, Age of Mythology, Altered Beast, Rise of the Argonauts, Kid Ycarus e Assassin´s Creed Revelations, entre muitos outros, além dos RPGs de mesa, que se inspiraram livremente nessas obras.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados