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arrow_back Aula 03 - Processo de Criação de Narrativas

Produzindo roteiros para Games

Embora não existam fórmulas prontas para o sucesso de uma produção de roteiros para games, o trabalho contínuo realizado por inúmeros profissionais ao longo das últimas décadas tem demonstrado indícios de técnicas que podem resultar em trabalhos melhor executados e com chances mais consistentes de angariar a simpatia do público jogador.

Seguem algumas dessas ideias, que podem nortear um processo de criação de narrativas e roteiros para games:

  • No game, a narrativa deve responder pela conjunção de eventos do jogo, oferecendo uma estrutura coerente para as ações vividas no game;
  • A boa escrita para games deve ser invisível ao jogador. Um roteiro mal elaborado pode disputar a atenção, impedindo a imersão no jogo;
  • Games, diferente de outras mídias, baseiam-se em escolhas e ações do jogador/personagem. A narrativa deve servir como condutor dessa experiência;
  • Gêneros diferentes de jogo pedem roteiros diferentes: experimente técnicas narrativas como diálogo com NPCs, informações e objetos com textos no jogo, situações indicativas, como o pôr do sol ou comportamentos suspeitos, cutscenes, etc.;
  • Um roteiro para games deve ser flexível o bastante para cobrir as opções de escolha do jogador e estabelecer limites suficientes para não perder o foco central da trama;
  • Games não contam a história do autor, mas dos jogadores. O jogador deve ser o centro da experiência do jogo, cujo resultado deve ser agradável;
  • O roteiro deve estar sempre relacionado ao gameplay, oferecendo suporte às mecânicas do jogo, recompensas ao jogador, manter a continuidade da ação e oferecer profundidade narrativa, sem comprometer a evolução da jornada;
  • Desafios, combates e quebra-cabeças ficam mais intensos até o clímax da história, que culmina, via de regra, com um Chefe de Fase, seguido de recompensas e power ups. É importante saber dosar o nível de dificuldades a cada ciclo do jogo, mantendo o Flow;
  • Não estrague o clímax do jogo com textos na hora errada. O jogador está ocupado jogando. Saiba escolher o momento para explicações, gratidões e recompensas.

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