Cursos / Jogos Digitais / Criação de Personagens e Narrativas de Jogos / Aula

arrow_back Aula 03 - Processo de Criação de Narrativas

Modelos básicos de construção narrativa

A ideia expressa nos exemplos anteriores está presente na essência das narrativas a partir do conflito que se estabelece como oposição entre os elementos da história, sejam fatos, personagens, ambiente, ideias, desejos, opiniões, entre outros, resultando na tensão que organiza o desequilíbrio. O conflito, por sua vez, está no centro do enredo. Gustav Freytag em 1900 elaborou uma visão geral do drama, subdividido em seus componentes básicos, conforme brevemente descritos abaixo:

  • Início: o começo da história. Os personagens, os fatos, o período de tempo e o ambiente em que a ação se desenvolverá são apresentados ao público, situando-o;
  • Ação ascendente: nessa parte, as ações e os conflitos são desenvolvidos, conduzindo o enredo ao clímax;
  • Clímax: momento culminante da história, em que a ação atinge o ponto crítico de maior tensão, conduzindo a narrativa a um desfecho inevitável a partir do evento construído na fase de ascensão;
  • Ação descendente: são os desdobramentos decorrentes do clímax e que conduzem a história para uma conclusão, “amarrando” seus conteúdos;
  • Fim: desenlace ou conclusão. É a solução (boa ou má) do conflito resultante das ações dos personagens, que pode ser surpreendente, feliz, trágica, cômica, etc.

Essa estrutura, posteriormente retrabalhada por Syd Field para a linguagem cinematográfica, como veremos, serve de esteio para outras narrativas de ficção. Uma vez entendido o enredo e seus componentes, podemos avaliar o panorama de possibilidades narrativas para os mais diversos meios de expressão e seus processos de criação.

Hoje, o aperfeiçoamento tecnológico e conceitual da cultura digital tem possibilitado a inclusão de narrativas na produção de recursos hipermidiáticos e também de games, que se apropriaram do longo trajeto de “contação de histórias” como elemento para encantar e envolver o iterator e o jogador.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados