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A ideia expressa nos exemplos anteriores está presente na essência das narrativas a partir do conflito que se estabelece como oposição entre os elementos da história, sejam fatos, personagens, ambiente, ideias, desejos, opiniões, entre outros, resultando na tensão que organiza o desequilíbrio. O conflito, por sua vez, está no centro do enredo. Gustav Freytag em 1900 elaborou uma visão geral do drama, subdividido em seus componentes básicos, conforme brevemente descritos abaixo:
Essa estrutura, posteriormente retrabalhada por Syd Field para a linguagem cinematográfica, como veremos, serve de esteio para outras narrativas de ficção. Uma vez entendido o enredo e seus componentes, podemos avaliar o panorama de possibilidades narrativas para os mais diversos meios de expressão e seus processos de criação.
Hoje, o aperfeiçoamento tecnológico e conceitual da cultura digital tem possibilitado a inclusão de narrativas na produção de recursos hipermidiáticos e também de games, que se apropriaram do longo trajeto de “contação de histórias” como elemento para encantar e envolver o iterator e o jogador.
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