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Em relação ao processo criativo para a produção de games, vale considerar, no entanto, que não apenas as narrativas ficcionais serão determinantes para engajar imersivamente o jogador no mundo virtual projetado e na trama do jogo. Outros componentes se mostram essenciais para oferecer a sensação de plenitude na participação imersiva, como aponta Lucia Santaella:
Imersão – em um sentido perceptivo e psicológico geral, não exclusivamente no cibersentido – é uma condição a ser preenchida em qualquer tipo de jogo. Isso significa que, no caso dos jogos computacionais, duas espécies de imersão estão operando simultaneamente: a absorção profunda, perceptiva e psicológica, que é exigida por qualquer jogo de qualquer tipo, e a imersão em um ciberambiente. Esse duplo engajamento certamente intensifica o processo de imersão, a experiência subjetiva do jogador, e pode ser uma das razões porque os jogos computacionais são tão intensamente atrativos e hipnóticos. (SANTAELLA, 2009, p. 61).
Essa sensação de participação ativa em um ambiente de fantasia não estará plena sem a adição de um elemento crucial para a experiência do jogador: a certeza de que tais estruturas, criações, modelagens e narrativas estão alinhadas com sua percepção de realidade. Assim, um último item se faz imprescindível na relação de valores da constituição do processo criativo de narrativas para games: a verossimilhança.
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