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arrow_back Aula 03 - Processo de Criação de Narrativas

Apresentação

Bem-vindos à aula 3! Nesta aula, tomaremos conhecimento dos gregos até a atualidade. Durante esse passeio observaremos, através da história das mídias, como se deu a evolução da narrativa. Se inicialmente o ser humano contava histórias, cantava e recitava suas poesias em torno da fogueira, hoje ele joga videogames multijogadores com gráficos realistas, imersões sonoras e possibilidades que se abrem a cada dia por meio de câmeras, óculos, celulares e muitos outros aparatos tecnológicos.

Mas isso não foi de um dia para o outro. Dos mitos de Platão, na Grécia antiga, até hoje, quase 2.400 anos se passaram. Se considerarmos os homens das cavernas, com suas pinturas e instrumentos musicais, vamos mais longe ainda. Mas para nós, acho que a partir de Platão já está bom, certo?

A narrativa é parte fundamental de nossa formação social, pois estabelece as relações entre grupos e indivíduos, cria um ambiente de colaboração e é o principal motor de nossa cultura, responsável pela preservação de nossos valores e história.

Ao longo do tempo, muitas pesquisas indicaram diferentes formas de criação de narrativas e seus elementos centrais. Neste estudo, conheceremos algumas técnicas de criação para diferentes linguagens e meios. Ao final da aula, serão apresentadas informações para auxiliar no processo de criação de roteiros e estruturas narrativas para games.

Objetivos

  • Apresentar os elementos da narrativa como uma estrutura para a criação em diferentes meios;
  • Conhecer os modelos básicos de construção narrativas;
  • Apresentar os principais conceitos narrativos conforme a história das mídias;
  • Apresentar os principais conceitos narrativos para hipermídia e outras mídias digitais;
  • Introduzir os conceitos de imersão e verossimilhança;
  • Apresentar os elementos principais de um roteiro para games.

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