Adicionando um Rigidbody

Depois de adicionar o Rigidbody, o Inspector do GameObject na caixa deve mostra algo como o que é exibido na Figura 12, agora tanto com o Box Collider quanto com o Rigidbody adicionados como componentes.

Figura 12 - Visão do Inspector da caixa com Rigidbody.
Visão do Inspector da caixa com Rigidbody.
Fonte: Captura de tela do Unity – Game Engine. Disponível em: https://unity3d.com/pt/. Acesso em: 03 de abril de 2017.

Antes de investigar as propriedades do Rigidbody, observaremos o que a sua adição na caixa modifica no comportamento da cena durante a execução do jogo. Clique no botão Play

para iniciar o jogo e repare que a caixa agora não fica parada, mas cai até atingir o piso, como representado em três momentos na Figura 13.

Figura 13 - Queda da caixa com Rigidbody até atingir o piso.
Queda da caixa com Rigidbody até atingir o piso.
Fonte: Captura de tela do Unity – Game Engine. Disponível em: https://unity3d.com/pt/. Acesso em: 03 de abril de 2017.

Legal, não é mesmo? Com o uso de Rigidbody, você pode facilmente adicionar um comportamento de reação à gravidade em objetos do seu jogo.

Algo interessante de se observar é o fato de o piso não reagir à gravidade, justamente por não ter em si o componente Rigidbody. Além disso, a caixa só cai até o piso devido ao fato do Rigidbody dela “notar” que o piso (assim como a caixa) tem um componente do tipo Box Collider e, portanto, esse componente detecta a colisão com o piso, parando a queda.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados