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No Unity, existem dois motores de física (em inglês: Physics Engine), um para física 2D e outro para física 3D. Não é preciso ressaltar que cada um tem suas aplicações e normalmente em jogos 2D usamos o Physics Engine 2D e, em jogos 3D, o Physics Engine 3D. É importante observar que nada impede tecnicamente você utilizar os componentes de física 3D em jogos 2D ou vice-versa. Entretanto é preciso saber a diferença entre eles antes de utilizá-los de forma menos comum. Os conceitos básicos entre os dois são os mesmos, exceto que no 3D temos uma dimensão extra e ambos utilizam componentes diferentes.
Os nomes dos componentes de física em 2D têm escrito “2D”no final, enquanto os componentes 3D não têm essa terminação. Exemplo: Rigidbody é um componente para física 3D e o seu semelhante no mundo 2D se chama Rigidbody2D.
Com o Physics Engine 3D e seus componentes, você poderá deixar seus jogos mais dinâmicos e realistas. Para isso, na próxima seção abordaremos o conceito do componente Rigidbody e o modo como configurar suas propriedades, além de explorar suas relações com os colisores (Colliders).
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