Mass

Crie agora dois outros cubos chamados de Peso1 e Peso2, respectivamente, e os configure com as seguintes propriedades:

  • Peso1:
    • Position: -4, 2, 0
    • Rotation: 0, 0, 0
    • Scale: 1, 1, 1
  • Peso2:
    • Position: 4, 2, 0
    • Rotation: 0, 0, 0
    • Scale: 1, 1, 1

Como você já aprendeu a criar Materials, adicione no seu projeto dois Materials, um de cor sólida Azul e outro de cor sólida Vermelho, e aplique ao Peso1 o Azul e ao Peso2 o Vermelho. Sua cena deve estar como a vista na Figura 21.

Cena com os dois pesos adicionados com cores diferentes.

Se você pressionar o botão Play agora, verá que nada acontece e obterá um resultado estático, sem movimento, conforme a Figura 22. Inclusive, verá que os pesos estão posicionados um pouco acima da BalancaPlataforma, flutuando no ar.

Nenhum movimento na nossa balança.

Como você já deve ter notado, esse comportamento é esperado, pois ainda não adicionamos os Ridigbody nos objetos. Vamos fazer isso agora.

Primeiro, adicione um componente Rigidbody (Add Component -> Physics -> Rigidbody) no Peso1 (Azul) e configure sua propriedade Mass para 2 (2kg). Depois, adicione um Rigidbody no Peso2 (Vermelho) e configure sua propriedade Mass para 2 (2kg), ou seja, a mesma massa que o Peso1. Clique em Play e veja um resultado como o da Figura 23.

Peso1 e Peso2 com a mesma massa (2kg).

Repare que agora os dois pesos já estão tocando a balança, pois eles reagiram à gravidade e caíram até entrar em contato com a BalancaPlataforma, entretanto essa plataforma não se move. Você pode imaginar que o motivo da plataforma não se mexer é devido à massa dos dois pesos serem iguais, correto? Vamos testar. Pare a execução da cena e modifique a massa do Peso2 (Vermelho) de 2 para 20, ou seja, 10 vezes maior. Execute novamente e veja o resultado como o da Figura 24.

Dois pesos com massas diferentes.

A mesma coisa: a balança não se mexe. O que será isso? É de se esperar que a nossa balança minimalista pendesse para o lado do peso com maior massa, correto? Na verdade, o motivo disso é o objeto BalancaPlataforma não ter um Rigidbody, apesar de ter um colisor fazendo os pesos pararem nele, ou seja, BalancaPlataforma não reage às colisões modificando a sua posição, rotação ou escala. Ela é efetivamente um bloco estático. Para corrigir isso, clique na BalancaPlataforma e adicione um Rigidbody, mantendo as configurações originais. Não precisa adicionar Rigidbody no objeto BalancaBase, pois realmente não queremos que ele se mova.

Execute novamente a cena e veja que, agora sim, nossa balança está se comportando da forma esperada. Na Figura 25, você pode ver esse comportamento em alguns quadros.

Comportamento da balança com os pesos que possuem massas diferentes e também com a plataforma com Rigidbody.

Para criar um balança mais realista, a plataforma não poderia simplesmente se desprender da base. No entanto, esse simples exemplo ilustra bem as reações entre os objetos em cena com o uso do Rigidbody, no qual a propriedade Mass é configurada com valores diferentes para cada objeto.

Assista ao vídeo no qual é mostrada a criação de uma cena que representa uma balança virtual a ser utilizada para testar diferentes configurações de massa em objetos com Rigidbody.

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