Mass

Mass, em português, significa “Massa” e é justamente o que seu nome indica, ou seja, a massa do objeto em quilogramas. Essa propriedade pode ser ajustada modificando a forma como os corpos reagem a colisões. Assim, os corpos com mais massa acumulam mais energia do que os com menos massa, quando estão em uma mesma velocidade.

Para testar a propriedade Mass, criaremos uma balança no Unity. Ainda no projeto Fisica, crie uma cena através do menu File -> New Scene e salve-a na pasta Scenes, com o nome “Balanca”. Veja a Figura 18.

Cena “Balanca” na pasta Scenes.

Inicialmente, adicionaremos na cena dois cubos, de modo a criar nossa balança. O primeiro chamaremos de BalancaBase e o segundo, de BalancaPlataforma, como visto no Hierarchy mostrado na Figura 19.

Duas partes da balança renomeadas no Hierarchy.

Os dois devem ter as seguintes propriedades no Transform:

  • BalancaBase:
    • Position: 0, 0, 0
    • Rotation: 0, 0, 0
    • Scale: 0.5, 1.5, 2
  • BalancaPlataforma:
    • Position: 0, 1, 0
    • Rotation: 0, 0, 0
    • Scale: 10, 0.5, 2

Essas configurações do Transform dos dois cubos devem gerar uma cena como a vista na Figura 20, na qual os dois objetos formam um “T” que será utilizado como uma balança simplificada.

Balança formada por dois objetos.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados