Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos II / Aula
No Unity, o principal componente capaz de adicionar comportamento físico a um objeto é o Rigidbody. Você pode adicionar a qualquer GameObject um componente do tipo Rigidbody e esse GameObject ganhará imediatamente características as quais permitem que ele responda à gravidade da maneira esperada.
Além de reagir à gravidade, o Rigidbody também permite ao objeto ter interações com outros objetos que colidem nele, entretanto para isso é necessário ambos os objetos terem um colisor (Collider) como componente. Os objetos 3D padrão do Unity, como Cube, Cylinder, etc., já são criados pela configuração padrão com um colisor.
Para estudar a física no Unity, criaremos um novo projeto chamado “Fisica”, conforme mostra a Figura 1.
Evite utilizar acentos nos nomes dos projetos e arquivos criados nos seus projetos do Unity. É comum acontecer problemas de codificação quando se move o projetos para outros discos, sistemas de arquivos, sistemas operacionais, transferência pela Internet, etc. Apesar de funcionar, muitos consideram uma boa prática utilizar somente caracteres sem acentos para esses elementos.
Com o projeto criado, adicione uma pasta chamada “Scenes” para guardar as cenas e salve a cena atual com o nome “Fisica”. Veja a Figura 2.
Como toda nova cena do Unity, a nossa já vem com uma câmera (Main Camera) e uma Directional Light criada. Veja a Figura 3.
A fim de entender o comportamento do Rigidbody, criaremos uma simples cena com um piso e uma caixa flutuando acima dele. Para isso, crie dois Cubes na cena e os renomeie para “piso” e “caixa”, conforme exibe a Figura 4.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados