Cursos / Jogos Digitais / Introdução a Jogos Digitais / Aula
A crise da indústria de jogos sofreu algumas consequências, sendo a maior delas a mudança do polo desenvolvedor de jogos dos Estados Unidos para o Japão e a ascensão do mercado e da indústria japonesa. Até hoje o país é uma referência na área de desenvolvimento de jogos, com grandes empresas dominando o mercado. Outra consequência foi a criação de regulamentações das relações entre empresas de desenvolvimento de jogos e empresas que produziam o consoles, de forma a gerar mecanismos de controle. Basicamente, se você quer desenvolver para videogame X, é necessário pedir permissão primeiro.
A partir da terceira geração de consoles, popularizou-se referenciar o console de acordo com a sua capacidade de processamento. Os consoles da então terceira geração, encabeçada pelo NES (Nintendo Entertainment System), eram conhecidos como consoles de 8 bits, uma referência ao tipo de processador que eles usavam. Esses consoles trouxeram inovações com relação aos controles e interfaces, e nesse período houve um domínio da Nintendo. Um concorrente distante foi a Sega e o seu Master System.
Já a quarta geração contou com uma melhora dos gráficos e o uso de novos processadores 16 bits. Os maiores consoles dessa geração foram o Mega Drive da Sega e o Super Nintendo, ou SNES. A tecnologia principal de armazenamento dos jogos ainda era o cartucho.
Uma das chaves dessas duas gerações é que, aprendendo com as lições da crise, houve uma grande inovação e variedade dos tipos de jogos produzidos. Grandes precursores de jogos atuais (como Metal Gear Solid e Resident Evil) foram lançados nessa época: o Metal Gear original e Sweet Home. Além disso, franquias emblemáticas como Mario, Sonic, Final Fantasy e Zelda também surgiram nesse período.
Por volta de 1989, a indústria de videogames portáteis ressurgiu com o produto da Nintendo, o Gameboy. Apesar de não ser o único, ele tinha uma vantagem grande com relação ao tempo de autonomia de sua bateria, o que o colocou à frente do Game Gear da Sega e outros concorrentes.
Os arcades continuaram em declínio após a crise, com poucos títulos desenvolvidos. Já nos jogos de computadores, a evolução da qualidade dos jogos acompanhou a evolução do hardware. Com os primeiros drivers de CD, os jogos passaram a ser distribuídos mais facilmente (pense num trabalho copiar jogo em disquete! E quando dava erro no disquete 36? Ninguém merece!). Nesse período também começou o desenvolvimento dos jogos multijogador em rede, com implementações de jogos que rodavam em redes locais ou com os primeiros serviços via internet.
Fatos marcantes:
Sega lança Master System
Atari, agora parte da Commodore Computers, lançam Atari 7800
Nintendo lança Zelda
Sega lança o Mega Drive
The Manhole torna-se o primeiro jogo de computador lançado em um CD
Lucas Arts lança Maniac Mansion, o primeiro jogo de aventura no estilo point ‘n click
Taito lança o Arcade Double Dragon
Squaresoft lança Final Fantasy
Nintendo lança Super Mario 2
O primeiro jogo da franquia Madden é lançado, iniciando uma série de jogos de simulação desportiva que perdura até hoje.
Nintendo lança o Gameboy mundialmente
Nintendo lança Super Mario 3, um dos maiores sucessos de vendas de todos os tempos
SNK lança o console NeoGeo (24 bits) nos EUA, com uma qualidade superior aos outros consoles vigentes na época.
Maxis lança Sim City, um marco nos jogos de estratégia e simulação
Microsoft inclui um pacote de jogos no Windows 3.0, dando acesso a jogos para usuários que normalmente não iriam ter contatos com os mesmos.
Nintendo lança o Super Nintendo
Sega cria sua mascote, o Sonic
Capcom lança o arcade de Street Fighter II e evita que a indústria minguante de arcades desapareça
Sega introduz um periférico baseado na tecnologia do CD, o Sega CD
Midway lança Mortal Kombat
Virgin Games lança 7th Guest, que se torna um hit de vendas em jogos de computador
id Software lança Wolfstein 3D
Virtuality lança uma primeira proposta de jogo usando o conceito de realidade virtual, Dactyl Nightmare
O jogo Dune II é lançado, sendo o marco para os jogos do estilo de estratégia em tempo real
Atari lança o console Jaguar (64 bits)
Grandes clássicos dos jogos de computadores são lançados: Myst e Doom
A internet passa a funcionar em escala global
São realizadas as primeiras audiências no senado americano sobre violência em jogos digitais
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados