Cursos / Jogos Digitais / Introdução a Jogos Digitais / Aula
A indústria de jogos sofreu sua maior crise em 1983, quase extinguindo a produção de jogos nos Estados Unidos. Para vocês terem uma ideia, essa indústria passou de um rendimento de 3.2 bilhões em 1983, para um rendimento de 100 milhões em 1985! Uma queda brutal, levando até mesmo grandes empresas como a Atari à falência. Essa crise também encerrou a era dos consoles de segunda geração.
Existem diversos fatores que são apontados como responsáveis por desencadear a crise, no entanto o que é tido como principal refere-se à saturação do mercado: na época, várias empresas fabricavam consoles e arcades, porém sem investir muito na inovação dos jogos. Para agravar a situação, o crescimento de empresas de desenvolvimento independente, sem qualquer tipo de regulamentação, levou a um aumento considerável no número de jogos similares, os famosos “clones”, ocasionando uma queda brusca no preço dos jogos. Basicamente, tinha mais produto do que gente interessada em comprar!
Associado a isso, de algum modo houve uma quebra de confiança entre consumidores e indústria: muitas das novas empresas de desenvolvimento não contavam com equipes experientes de programadores e entregavam jogos com defeitos técnicos ou mal implementados. Aliado a isso, dois títulos da Atari que possuíam grande expectativa de vendas tiveram uma má repercussão (a versão console do Pacman e o jogo E.T., baseado no filme de Spielberg). Esses lançamentos acabaram abalando ainda mais a imagem da indústria de jogos frente aos jogadores.
E como desgraça pouca é bobagem, o computador pessoal passou a ser uma realidade presente na casa das pessoas: com um potencial maior do que os consoles e com seu propósito de uso geral, os computadores se tornaram alternativas de compra muito mais interessantes. A evolução dos computadores pessoais ocorria em uma velocidade rápida, com componentes de hardware cada vez mais especializados para tratar das partes gráficas e de áudio. Contando com um poder de processamento e memória superiores aos consoles, o computador era uma plataforma que abarcava softwares mais sofisticados.
A crise perdurou até 1985, quando uma empresa reergueu a indústria de videogames: a Nintendo, que até hoje é conhecida por sua capacidade de inovação!
Fatos marcantes:
A crise da indústria inicia-se com o fechamento de várias empresas
Atari lança I, Robot, primeiro jogo 3D com polígonos
Nintendo lança o Famicon, nos EUA, com o nome de NES (o clássico Nintendinho)
Alex Pajitnov cria o jogo Tetris
Nintendo lança Super Mario Bros
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados