Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Jogos Digitais / Introdução a Jogos Digitais / Aula
A história da indústria de jogos, assim como várias indústrias de tecnologia, tem sua origem ligada aos ambientes militar e acadêmico. Pense num povo que gosta de inventar coisa!
Em meados dos anos 1950, várias bases militares contavam com máquinas eletromecânicas utilizadas pelos soldados para recreação e alívio de suas árduas tarefas diárias. Sabe aquele Pinball que você encontra nos arcades atuais em Shoppings? Com as bolinhas, rampinhas e luzinhas? São eles mesmos! Essas máquinas deram origem à indústria dos arcades, e posteriormente à indústria de consoles de videogames. Uma das empresas atuantes nesse período era a Service Games, que eventualmente mudou seu nome para Sega.
Por outro lado, nas universidades de ponta, vários pesquisadores começaram a utilizar simulações de jogos de tabuleiros (xadrez, dama) para realizar pesquisas nas áreas de programação, interface humano-computador e projeto de algoritmos. A partir dessas pesquisas foram criados os primeiros jogos em computadores mainframe das universidades, e logo alunos também começaram a utilizar esses computadores para melhorar suas habilidades em programação e relaxar entre as longas horas de pesquisa e estudos. A partir desses primeiros jogos, e impulsionado posteriormente pelo barateamento do computador e da ascensão do computador pessoal, surgiu todo o segmento de jogos de computadores. Ou seja, a “master race” está presente desde o início dos tempos!
Vários fatores impulsionaram a indústria de jogos a um novo patamar, em 1972 ela deixou de existir apenas em âmbitos acadêmico e militar, passando a ser acessível para o público em geral com as primeiras máquinas operadas por moedas (acredite se quiser, eu joguei numa dessas!), destacando-se o Computer Space e o PONG de Nolan Bushnell (posteriormente abriu uma pequena empresa chamada Atari), e o lançamento da primeira geração de Consoles de videogames caseiros, o Odyssey.
Fatos Marcantes:
A empresa Marufuku muda seu nome para Nintendo. Nessa época, eles trabalhavam com jogos de cartas, não jogos digitais. Figura 08 ![]() Fonte: http://blog.beforemario.com/2014/11/100-year-old-nintendo-promotional.html. Acesso em: 31 de maio de 2016.
|
Criação do primeiro jogo com objetivo de puro entretenimento: Tennis for Two Figura 09 ![]() Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Tennis_for_Two. Acesso em: 31 de maio de 2016.
|
Spacewar é programado por Steve Russel no computador mainframe do MIT. Esse jogo foi a inspiração de Bushnell para o Computer Space. Figura 10 ![]() Fonte: https://archive.org/details/pdp1_spacewar. Acesso em: 31 de maio de 2016.
|
Bushnell lança o Computer Space, o primeiro arcade baseado em moedas, disponibilizado para o público em geral. Figura 11 ![]() Fonte: http://www.hp9845.net/9845/software/games/. Acesso em: 31 de maio de 2016.
|
Raph Baer lança o primeiro console caseiro, o Magnavox Odyssey. Figura 12 ![]() Fonte: http://blog.rhubcom.com/index.php/tag/magnavox-odyssey/. Acesso em: 31 de maio de 2016.
|
Bushnell lança o PONG, o primeiro grande hit do mundo dos videogames. Figura 13 ![]() Fonte: http://www.bbc.com/news/technology-33005297. Acesso em: 31 de maio de 2016.
|
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados