Cursos / Jogos Digitais / Introdução a Jogos Digitais / Aula

arrow_back Aula 01 - Histórico dos Jogos Digitais

2.2 Primeiros passos: ascensão dos arcades (1972 - 1978)

Nascia uma nova forma de entretenimento: os videogames!

Com o início da nova indústria, vários ramos começaram a despontar. A indústria dos arcades avançaram no mercado, dando origem ao famoso fliperama. Arcades são máquinas construídas com um propósito dedicado: ela roda apenas o jogo para o qual foi construída. Inicialmente presentes em parques de diversão, expandiram-se para estabelecimentos próprios, muito populares em Shoppings (até hoje, por sinal!). Tiveram grande importância cultural, tornando-se pontos de encontros entre jovens que iam demonstrar suas habilidades nas máquinas e lutar para conseguir manter a melhor pontuação do jogo.

O mercado dos arcades enfrentou sua primeira crise em 1974: depois dos primeiros lançamentos de PONG, muitas empresas perceberam a chance de ganhar dinheiro fácil e começaram a fabricar vários jogos que eram basicamente clones do jogo original. Com esse grande número de jogos parecidos, o mercado ficou saturado e várias empresas foram forçadas a fechar. Grandes empresas líderes de mercado, como a Atari e a Midway, inovaram no estilo dos jogos lançados, criando os primeiros jogos de corrida e luta, dando início a uma maior variedade dos tipos de jogos existentes.

No lado dos consoles caseiros, a evolução foi um pouco mais lenta. A primeira geração de consoles contava com versões dos principais jogos existentes nos arcades. O primeiro console foi o Odyssey, da Magnavox. A Atari lançou uma versão sua de console que rodava apenas o jogo PONG. O problema é que essas primeiras versões de console caseiro, assim como os arcades, vinham com os jogos já programados no hardware. Ou seja, não dava para trocar para outro jogo!

Em 1977, a Fairchild introduziu o Channel F, um console com sistema programável que carregava os jogos a partir de cartuchos. Isso ocasionou uma primeira crise da indústria de consoles, que levou a empresa Coleco, líder de mercado, a sair do ramo. Outras empresas como Atari e Magnavox conseguiram migrar seus consoles para versões programáveis, lançando o Atari VCS e o Odyssey 2, e assim conseguiram manter-se firmes no mercado.

No lado dos computadores, as coisas permaneciam no mainframe. Computadores pessoais ainda não eram acessíveis para usuários comuns e o desenvolvimento de jogos se mantinha restrito ao ambiente dos grandes computadores. Porém, nesse período, com a adoção em larga escala de linguagens de programação com maior nível de abstração, em especial as linguagens C e BASIC, viu-se um aumento do número de pessoas que passaram a programar, tanto aplicações como jogos. Isso foi essencial para que futuramente o mercado de jogos de computadores expandisse.

Como o mainframe não tinha uma interface tão adequada aos jogos de ação que faziam sucesso nos arcades, ocorreu uma inovação nos tipos de jogos desenvolvidos para essas máquinas, o que levou à criação de dois estilos bastante populares até hoje: os jogos de aventura e de RPG.

Fatos Marcantes:

  • Novas empresas entram no mercado: Taito, Williams, Midway

  • Tank é o primeiro jogo a armazenar dados gráficos em memória

    Basketball é o primeiro jogo a usar um avatar humano

  • Namco entra no mercado de jogos

    O jogo Gun Fight é o primeiro arcade a usar um microprocessador

  • Fairchild lança o Channel F, primeiro console programável com cartuchos

    O jogo Death Race causa primeira polêmica por permitir que jogadores atropelassem “pessoas”

    O jogo Night Driver da Atari é o primeiro a simular uma perspectiva de jogo em primeira pessoa

    Don Woods lança Adventure, uma adaptação do jogo Colossal Cave

  • Atari lança o VCS 2600

    Mattel lança uma linha de predecessores dos videogames portáteis Handhelds. Esses jogos eram baseados em LEDs e simulavam disputas desportivas

    Mestre Shigeru Miyamoto entra na Nintendo

    Nintendo entra no mercado de consoles de videogames com o Color TV Game 6

  • Bushnell sai da Atari

    Nintendo entra no mercado de Arcades com Othello

    Midway lança Space Invaders, primeiro jogo com o esquema de High Score, ou pontuação mais alta obtida. Além disso, consolidou o uso de música no jogo e o uso de vidas para determinar a duração do jogo

    Magnavox lança Odyssey 2

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados