Cursos / Jogos Digitais / Introdução a Jogos Digitais / Aula
Com o lançamento de um sucesso após o outro, os arcades entraram em uma era dourada com alta rentabilidade e crescimento acelerado do mercado. O lançamento de Space Invaders e Asteroids, jogos que trouxeram importantes inovações, fizeram com que, pela primeira vez, os arcades ocupassem a primeira posição dentro da indústria de brinquedos e atrações.
A partir desse período a indústria de jogos presenciou o lançamento de vários jogos famosos e importantes, como Galaxian, Missile Commander, Pacman, Ms. Pacman e Donkey Kong. Também, pela primeira vez, a indústria de jogos superou ramos tradicionais do entretenimento, como cinema e música, e foi a indústria que mais faturou no início da década de 1980, com 5 bilhões de dólares apenas nos Estados Unidos.
Os consoles caseiros entraram na sua segunda geração. Com sistemas programáveis baseados em cartuchos, a Atari lançou uma nova versão do seu console, o Atari 5200, mas que não conseguiu alcançar a mesma popularidade do anterior. A empresa Mattel entrou no mercado com o Intellivision, que possuía uma capacidade gráfica superior aos concorrentes, e a Coleco retornou ao mercado com o Coleco Vision.
A indústria de consoles também viu um crescimento rápido, atingindo o seu primeiro bilhão de faturamento. Outro fato importante ocorrido nesse período foi a criação da primeira empresa focada puramente no desenvolvimento de jogos. Até então, todo desenvolvimento sempre havia sido feito dentro das próprias empresas que construíam o videogame. Em 1979, quatro programadores da Atari, buscando uma situação melhor em termos financeiros e de reconhecimento profissional, resolveram sair e fundar uma empresa para desenvolver jogos para o Atari, a Activision, que foi responsável por vários títulos de sucesso do console, dentre eles Pitfall e River Raid.
Em relação aos computadores, começou a ocorrer a popularização do computador pessoal, uma máquina de propósito geral que poderia ser usada não apenas para jogar, mas também poderia ser programada para executar outras operações. Inicialmente os jogos dessas máquinas eram versões dos jogos de arcade ou do antigo mainframe. No começo tudo ocorria de forma muito amadora: os códigos dos jogos eram colocados em revistas e os usuários digitavam e executavam para rodar o jogo. Muitas vezes nem os próprios autores dos jogos sabiam que isso estava acontecendo! Eita, que esse negócio de pirataria começou cedo!
Fatos Marcantes:
Capcom é fundada no Japão |
Atari lança Lunar Land e Asteroids, primeiros jogos com gráficos vetorizados. Asteroids também foi o primeiro jogo a permitir a personalização do nome do jogador de maior pontuação. |
Mattel lança o Intellivision |
Milton Bradley lança o Microvision, primeiro sistema Handheld (portátil de mão) programável e que utilizava cartuchos |
Namco lança Galaxian, primeiro jogo com gráficos coloridos no sistema RGB |
Activision é fundada
Williams lança o jogo Defender
Namco lança Pacman
Atari lança Battlezone, o primeiro jogo com ambiente 3D
Richard Garriot lança Ultima I, o primeiro jogo de mundo aberto.
Nintendo lança Donkey Kong
Atari lança Tempest
Atari lança Tempest
Arcades arrecadam 5 Bilhões de dólares
Coleco lança o Colecovision
Midway lança Tron, primeiro jogo licenciado a partir de um filme
Atari lança o jogo E.T., licenciado a partir do filme, e alvo de muitas críticas devido ao grande número de falhas técnicas do jogo.
Activision lança Pitfall, um jogo clássico e modelo para vários do estilo plataforma.
Atari lança o console 5200
Midway lança Ms. Pacman, primeiro jogo com protagonista feminina.
Sega lança Zaxxon, primeiro jogo com propaganda veiculada na televisão.
Rendas da indústria de videogame começam a cair, dando indícios de uma nova crise.
Sega entra no mercado de consoles com o SG-1000.
Cinematronics lança Dragon’s lair, o primeiro arcade a usar laser-disc
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados