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arrow_back Aula 01 - Histórico dos Jogos Digitais

2.8 O presente (e o futuro? 2010 - ?)

Bem-vindos ao futuro!

E chegamos ao período recente! Nesses últimos anos tivemos a evolução de mais uma geração de consoles e videogames portáteis. Pelo lado dos portáteis, os principais representantes da competição continuaram sendo as empresas Nintendo e Sony, com o Nintendo 3DS e o PS Vita, respectivamente. O 3DS se destaca pelo uso de esteroscopia para produzir a sensação de imagens 3D sem utilização de óculos especiais. Já o PSVita aposta mais na potência gráfica e similaridade com os consoles Playstation tradicionais.

A oitava e atual geração de consoles foi iniciada com o lançamento do Nintendo Wii U. Além de possuir gráficos em HD, o console da Nintendo se destaca pelo uso de um controle especial, o Wii U Pad, permitindo que jogadores possam interagir com o mesmo jogo de maneiras diferentes, adicionando uma nova complexidade aos jogos desenvolvidos. Posteriormente, a Sony lançou o Playstation 4, enquanto que a Microsoft desenvolveu o Xbox One. Ambos consoles apresentaram uma grande melhoria na parte gráfica, gerando imagens com um alto grau de realismo e fidelidade. Outro detalhe importante é que ambos os consoles foram melhorados no quesito de compatibilidade com a arquitetura tradicional de computadores, de forma que seja mais fácil realizar o desenvolvimento de jogos para esses videogames. Esse passo ressalta o movimento de convergência existente dentro da indústria de jogos.

Quando falo convergência, quero dizer que as diferentes plataformas onde podemos jogar estão passando a se comunicar mais, procurando trabalhar de forma mais integrada. Um jogo de console pode utilizar a internet para divulgar informações e uma aplicação de celular pode permitir o acesso a conteúdo de bônus ou vantagens em um jogo de computador. À medida que a tecnologia web e de dispositivos móveis evolui, maior integração entre as diferentes plataformas existe. As grandes empresas têm feito esforços nesse sentindo, com a Microsoft investindo em aplicações e sistemas multiplataformas (Windows 10) e a Sony investindo bastante em tecnologias de Cloud Gaming.

Recentemente, os ramos de realidade virtual e de realidade aumentada tornaram-se viáveis para jogos, tanto na maturidade das interfaces como dos jogos desenvolvidos e plataformas que lhe dão suporte. Atualmente é possível adquirir óculos de realidade virtual e comprar jogos no Steam, por exemplo, que já vem com o suporte para a tecnologia. Embora não seja algo novo e como a forma de entretenimento caseiro ainda esteja dando os seus primeiros passos, existe um grande potencial para o uso de realidade virtual em jogos, em razão da grande capacidade de imersão do jogador no ambiente do jogo. Algumas tecnologias relacionadas a isso são o Ocullus Rift, Ominnis Treadmill e Disney Aireal.

Outro ponto interessante é que os jogos como modalidade esportiva, ou e-sports, tiveram um desenvolvimento enorme em anos recentes, alcançando uma posição de destaque internacionalmente e tornando-se equiparados a esportes tradicionais no tocante à preparação dos atletas, crescimento da base de fãs, organização das competições e premiações disputadas.

Fatos marcantes:

  • O movimento de jogos indie começa a ganhar força com a popularização de Minecraft

    Sony e Microsoft investem em periféricos de captura de movimento, como PS Move e o Kinect

  • Nintendo lança o 3DS

  • Nintendo Lança Wii U

    Sony lança o PS Vita

  • Sony lança o PS4

    Microsoft lança o Xbox One

  • Popularização do modelo Free-to-Play, com jogos como League of Legends

  • Ocullus Rift e HTC Vive são lançados oficialmente

E com isso encerramos nossa breve viagem pelo tempo. Decoraram tudo? Claro que não! O importante aqui é entender como a indústria foi evoluindo até chegar aos dias atuais, quais as motivações que fizeram dos jogos a maior indústria de entretenimento do mundo.

Mas chega de história! Na próxima aula, vamos começar a estudar os diferentes tipos de jogos!

Até lá!

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