Cursos / Jogos Digitais / Design de Jogos Digitais / Aula

arrow_back Aula 03 - Mecânicas de jogos

Bom, já vimos quais ações podem alterar o estado dos nossos objetos, mas será que existem outras formas? Sim, através de mecânicas específicas para isso!

Vamos estudar algumas mecânicas cujo objetivo é alterar o estado de um objeto do jogo. A mecânica mais básica é quando o próprio objeto possui uma característica de comportamento binário: ou ele está ativo ou não está. Podemos chamar essa mecânica de chave-fechadura (lock and key) ou botão, já que o objeto tem um comportamento similar a uma porta trancada ou um botão: ele se encontra em um estado de inatividade até que uma chave seja utilizada, um botão pressionado, uma alavanca movimentada ou um quebra-cabeça resolvido. A partir daí o seu estado passa a ser ativo, mudando completamente as características do objeto em questão.

Essa mecânica é muito comum com portas, botões, alavancas e costuma ser bastante utilizada para controlar a navegação do jogador no mundo virtual (ou para habilitar áreas secretas e especiais). Essa alteração de estado pode ser definitiva (existe apenas a transição do estado inativo para o ativo) ou não (existe a transição de ida e volta).

Algumas mecânicas de comportamento binário, como portas e alavancas, são bastante utilizadas para direcionar a interação do jogador ou construir quebra-cabeças.<br><span class='strong'>Jogos</span>: a) <span class='italico'>Legend of Zelda: A Link to the Past</span> b) <span class='italico'>Wolfstein: New Order</span>

Outro tipo comum de mecânica que altera estado são os Power-ups, itens que permitem um incremento das habilidades do jogador, seja por um período de tempo limitado ou não. No jogo clássico Arkanoid, existem itens que mudam sensivelmente as características da bola e da plataforma controlada pelo jogador: aumenta a velocidade da bola, permite que a bola destrua vários blocos sem ricochetear, aumenta o tamanho da plataforma.

Os itens que descem na tela alteram características do jogo, tanto de forma positiva como negativa, e dão variedade à jogabilidade.<br><span class='strong'>Jogo</span>: <span class='italico'>Arkanoid</span>

Quando um jogo permite a acumulação de vários power-ups, costumamos dizer que estamos com um buffer de habilidades acrescidas, assim, as vantagens de todas as habilidades adquiridas ficam acumuladas e somam para o desempenho na partida. Apesar de contraditório, existem power-ups que fazem justamente o contrário do que o nome expressa: reduzem as habilidades do jogador ou acrescentam uma dificuldade extra na realização de ações, ou seja, diminui sua velocidade ou desabilita alguma ação por um breve período de tempo. Apesar de surtir efeitos contrários a mecânica permanece a mesma, pois o jogador utiliza um item o qual afeta as suas propriedades, por isso o nome é mantido.

Em Super Mario, existem diversos itens de power-ups que conferem uma gama variada de poderes e ações especiais para o querido encanador italiano.

Uma outra forma de alterar os atributos de um objeto é através do uso de itens, que são objetos adquiridos ao longo do jogo e que podem ser acionados pelo jogador para alterar seus atributos (recuperar vitalidade, aumentar uma habilidade). Além dos itens consumíveis (ao utilizá-los são destruídos), existem itens que podem ser equipados pelo jogador para alterar os atributos do seu personagem enquanto ele o possuir. Esse tipo de mecânica é bastante comum em jogos de RPG, mas já pode ser encontrado em diversos outros gêneros. Por exemplo, no jogo Megaman X, a cada chefe de nível que o jogador derrota, ele recebe um item o qual permite utilizar um ataque relacionado ao poder do chefe que derrotou (ataque de gelo, elétrico ou floresta, por exemplo), sendo necessário que o jogador equipe esse ataque para substituir o ataque original do Megaman.

A mecânica de equipar itens não só altera os atributos e permite que o jogador ganhe vantagens no jogo, como também deixa o personagem com um visual descolado!<br><span class='strong'>Jogos</span>: a) <span class='italico'> Megaman X</span> b) <span class='italico'>X-COM: Enemy Unknown</span>

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados