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arrow_back Aula 03 - Mecânicas de jogos

Pontos-chave

E passamos por mais uma fase do nosso curso. Como vimos nessa aula, as mecânicas são os blocos fundamentais com os quais montamos o nosso jogo. Vamos destacar alguns pontos sobre o que vimos:

  • Mecânicas de Jogos são componentes do jogo com os quais o jogador interage para transformar o estado do jogo, e através dessas interações ele consegue progredir até atingir os objetivos de vitória (ou ser derrotado).
  • Mecânicas primárias são mecânicas que definem o núcleo do jogo e sua jogabilidade, e são essenciais para o progresso do jogador na partida. Mecânicas secundárias são mecânicas que auxiliam e dão suporte às mecânicas principais, podendo inclusive alterar alguns elementos da jogabilidade.
  • O espaço funcional refere-se ao espaço do jogo onde as interações acontece. Esse espaço pode ser discreto ou contínuo, dependendo da forma como ele interpreta as posições dos elementos no mundo do jogo.
  • Existem mecânicas que atuam no espaço como uma forma de limitar ou permitir a navegação do jogador por determinadas áreas, como as barreiras e os portais. Os espaços aninhados permitem a existência de uma área de jogo macro contendo várias áreas menores nas quais o jogador pode transitar e explorar.
  • O espaço do jogo pode ser gerado de antemão ou criado no momento em que o jogo iniciar, de forma procedural.
  • O jogo é composto por objetos que possuem um conjunto de atributos que os definem. Esse conjunto de atributos determina o estado em que o objeto se encontra.
  • A máquina de estados finitos é uma técnica que permite a modelagem do comportamento de vários objetos no mundo do jogo.
  • O estado do jogo refere-se a um conjunto de informações que são importantes para controlar o progresso, tanto do jogador como dos adversários. Existem mecânicas que atuam diretamente no estado do jogo, seja para salvar o seu conteúdo ou para determinar o quanto de informação sobre o estado cada parte envolvida no jogo possui.
  • Power-ups, itens e equipamentos são mecânicas que permitem a alteração dos atributos de um objeto, seja de forma temporária ou permanente.
  • O tempo pode ser abordado dentro do jogo de várias formas: à quantidade de tempo disponível para o jogador tomar uma decisão, ao tempo que passa dentro do mundo do jogo (muitas vezes chamado de ciclo de tempo) ou a uma manipulação direta do tempo pelo jogador.

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