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Entendeu como funcionam as mecânicas de jogos? Para melhorar a compreensão, vamos indicar alguns exemplos de mecânicas em jogos existentes:
No jogo do Mario, uma da mecânicas básicas é a de pular. Com ela o Mario pode superar obstáculos (barreiras, buracos), derrotar inimigos e coletar itens. Ou seja, através da ação de pular, o jogador consegue fazer com que o personagem do Mario avance ao longo dos níveis até chegar ao chefão final!
Em um jogo de xadrez, a movimentação de cada peça é uma mecânica específica. O cavalo só se move em padrão de L, enquanto a torre pode se mover nas quatro direções em padrão de cruz. A movimentação define em quais casas a peça pode ser colocada e quais peças ela pode atacar para conquistar.
No jogo X-COM, a tomada de decisão ocorre em turnos alternados entre jogador e computador. Essa alternância é uma mecânica de jogo, e as ações que são tomadas em um turno por uma das partes é essencial para que o oponente trace a melhor estratégia de contra-ataque.
No Street Fighter, a barrinha de golpe especial é uma mecânica a qual permite que o jogador execute um movimento poderoso capaz de reverter uma situação adversa. À medida que o personagem é atingido ou executa golpes especiais, a barra vai incrementando até que fique cheia, liberando a habilidade especial para o jogador.
De modo geral, as mecânicas podem ser divididas em dois grandes grupos: mecânicas primárias (core mechanics) e mecânicas secundárias (lesser mechanics). As mecânicas primárias são as ações ou regras que constituem o núcleo central da jogabilidade: elas são essenciais para o progresso no jogo e são usadas com bastante frequência. Já as mecânicas secundárias servem para dar suporte às mecânicas primárias, não sendo obrigatórias para o progresso do jogador. As mecânicas secundárias podem, ainda, alterar uma mecânica primária ou afetar outros aspectos do jogo.
Voltando ao jogo de Mario, nós podemos considerar que a mecânica de pulo é uma mecânica principal: sem executá-la, o jogador não consegue avançar nem no primeiro nível do jogo. Já os objetos como cogumelos, flor de fogo e pena podem ser considerados como uma mecânica secundária: apesar de serem úteis e facilitarem a vida do jogador (inclusive permitindo que ele tenha mais chances de errar ao longo do jogo), eles não são itens obrigatórios para que o jogador consiga progredir até as fases finais do jogo. Quando o objeto adquirido é uma pena, a mecânica principal de pulo é alterada, permitindo que o personagem execute movimentos de voos ou pulos mais prolongados. Já a flor de fogo permite que o jogador tenha um novo tipo de ataque, adicionando essa ação ao personagem.
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