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arrow_back Aula 03 - Mecânicas de jogos

Mecânicas de Jogo

O que você acha que são mecânicas de jogos? Vamos tentar uma primeira definição:

Não são essas mecânicas.

Ei, tipo errado de mecânicas! Então, como poderíamos definir o que são mecânicas de um jogo? Recorrendo à literatura sobre o assunto, existem diversas definições para o termo, então vamos observar algumas e destacar quais os aspectos interessantes que elas abordam.

Rouse (2005) define as mecânicas de jogo de forma bem sucinta e direta: “mecânicas são as coisas que o jogador pode fazer no mundo do jogo”. Embora pareça simples, essa definição aponta um aspecto importante das mecânicas: elas representam as ações que o jogador pode executar dentro do jogo e permitem que ele interaja com o mundo virtual.

Já Lundgren e Bjork (2003) apresentam uma abordagem diferente: “as mecânicas são um sumário das regras que compõem o jogo e definem o que ocorre em uma interação do jogador com o ambiente”. Ora, por essa definição, as mecânicas também podem ser vistas como as regras ou sistemas de regras que definem os resultados das ações que o jogador efetua.

Essas definições se complementam, evidenciando a importância que as mecânicas de jogos possuem para conferir um poder de transformação ao jogador, ou seja, as ações e seus resultados permitem que o jogador se veja como um elemento transformador do mundo do jogo e dá significado às suas interações dentro do mesmo.

Cook (2005) diz que as mecânicas podem ser utilizadas para “permitir que o jogador aprenda sobre o espaço a ser explorado no jogo”, evidenciando a capacidade das mecânicas de serem utilizadas como ferramentas de instrução para o jogador. Dificilmente o jogador saberá “de cara” todas as formas como pode influenciar o jogo, mas através das mecânicas ele pode ser gradualmente instruído sobre o que pode ou não ser feito. Isso permite que ele construa um conjunto de habilidades gradualmente à medida que progride no jogo.

Essa definição está atrelada ao conceito de scaffolding, abordado na aula sobre elementos de jogos: com uma apresentação dosada das possíveis ações do jogo, o jogador passa por um processo de aprendizado sem ser sobrecarregado e evolui de forma natural no jogo, exercitando devidamente cada nova habilidade adquirida antes de ser apresentado a um novo elemento. Assim, quando se deparar com mecânicas e comandos mais complexos, ele já está preparado para executar tais ações.

Outra definição interessante é a de Jarvinen (2008), ao explicar que as mecânicas de jogos são “formas de direcionar o comportamento do jogador a realizar interações específicas para alcançar objetivos do jogo”. Assim, as mecânicas podem ser utilizadas para criar um certo direcionamento rumo aos objetivos do jogo. Isso pode ser feito mesmo sem retirar a sensação de liberdade e domínio do jogador. Ademais, essa definição ressalta a noção de progressão: sempre que o jogador interage com o jogo através das mecânicas, ele está alterando o estado do jogo, e isso ocorre de forma contínua até que atinja um estado final de vitória ou derrota. Esse aspecto é diretamente relacionado com a expressão original game mechanics: é como se as mecânicas fossem, na verdade, as engrenagens do jogo e, ao ativá-las continuamente, o jogador faz com que o jogo funcione como desejado.

Será que dá para sintetizar essas ideias em uma definição mais enxuta? Vamos observar uma caixinha especial para melhor entendermos:

Podemos dizer que as mecânicas de jogos são os elementos que regem a interação do jogador de forma que ele possa alterar o estado em que o jogo se encontra e progredir em direção às condições de vitória do jogo. São as pequenas engrenagens que, quando somadas, definem a jogabilidade do nosso jogo e também servem para educar o nosso jogador sobre o que ele pode e deve fazer. Nada mal, não acha?

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