Cursos / Jogos Digitais / Design de Jogos Digitais / Aula
Uncanny Valley, ou Vale da Estranheza, é um problema comum na área de robótica e animação, e se refere a um efeito de desconforto psicológico que as pessoas sentem quando apresentadas a uma representação realística de um personagem humano, que apesar de ser bem próximo do nosso modelo real, não consegue apresentar movimentos ou expressões de forma natural e/ou desejada. O gráfico abaixo mostra o comportamento desse fenômeno.
Com os jogos buscando renderizações cada vez mais realistas, esse problema passa a ser uma forte consideração quando estamos pensando nos personagens do nosso jogo. A ideia é: não faça personagens que causem uma sensação de desconforto no jogador.
Você pode estar se perguntando: - Mas se o problema é só o gráfico, não deveria ser uma preocupação exclusiva da equipe artística e de modelagem do jogo? - Não! Como designer, você deve estar atento e preocupado com todos os aspectos do jogo, não apenas aqueles que lhe competem exclusivamente. E se a solução para o problema passar por uma mudança geral do estilo temático do jogo? Repensar os personagens? Aí você vai entrar em ação com a equipe de roteiristas e artistas para recriar o ambiente do seu jogo!
Não dê susto no seu jogador! (A menos que você queira. Aí pode dar muito susto!) Faça personagens e animações com os quais o jogador possa estabelecer uma relação empática positiva.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados