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arrow_back Aula 02 - Elementos de um Jogo

O vale da Estranheza: Uncanny Valley

Uncanny Valley, ou Vale da Estranheza, é um problema comum na área de robótica e animação, e se refere a um efeito de desconforto psicológico que as pessoas sentem quando apresentadas a uma representação realística de um personagem humano, que apesar de ser bem próximo do nosso modelo real, não consegue apresentar movimentos ou expressões de forma natural e/ou desejada. O gráfico abaixo mostra o comportamento desse fenômeno.

Reação natural humana à animações ou objetos que buscam mimetizar aparência/comportamento humano.

Com os jogos buscando renderizações cada vez mais realistas, esse problema passa a ser uma forte consideração quando estamos pensando nos personagens do nosso jogo. A ideia é: não faça personagens que causem uma sensação de desconforto no jogador.

Nossa! Que esquisito! Só me lembrou o Coringa do Batman! Why so serious?<br><span class='strong'>Jogo</span>: <span class='italico'>MASS EFFECT</span>

Você pode estar se perguntando: - Mas se o problema é só o gráfico, não deveria ser uma preocupação exclusiva da equipe artística e de modelagem do jogo? - Não! Como designer, você deve estar atento e preocupado com todos os aspectos do jogo, não apenas aqueles que lhe competem exclusivamente. E se a solução para o problema passar por uma mudança geral do estilo temático do jogo? Repensar os personagens? Aí você vai entrar em ação com a equipe de roteiristas e artistas para recriar o ambiente do seu jogo!

Regra 7:

Não dê susto no seu jogador! (A menos que você queira. Aí pode dar muito susto!) Faça personagens e animações com os quais o jogador possa estabelecer uma relação empática positiva.

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