Cursos / Jogos Digitais / Design de Jogos Digitais / Aula

arrow_back Aula 02 - Elementos de um Jogo

Jogabilidade e a sensação de jogar

Nesta seção, vamos falar de uma palavrinha comum quando falamos de jogos: gameplay ou jogabilidade.

A jogabilidade se refere à interação do jogador com o mundo e com as regras do jogo, seja através de ações diretas (apertar botões do controle) como das estratégias desenvolvidas por ele (usar as ações de forma combinada para atingir os objetivos do jogo). Existem diversas classificações sobre gameplay, quais sejam:

  • Assimétrico vs Simétrico: refere-se aos recursos disponíveis para os jogadores quando estes iniciam o jogo. Jogos com gameplay assimétrico permitem que os jogadores comecem com recursos distintos e possam interagir de diferentes formas para atingir os objetivos do jogo. É muito comum em jogos de RPG que possuem várias classes diferentes: cada classe possui um estilo de jogo (o mago é focado no uso de magias e estratégia, o guerreiro usa ataques mais diretos e poderosos, os ladinos usam de furtividade e astúcia para superar obstáculos), mas todas as classes podem alcançar os objetivos finais do jogo. Um jogo com gameplay simétrico inicia todos os jogadores com os mesmos recursos, sendo a vantagem pertencente ao jogador que possui mais habilidade. O xadrez é um exemplo de jogo com gameplay simétrico: os dois jogadores começam com um conjunto similar de peças, e o diferencial será a estratégia e a habilidade de cada um.
Na figura acima, um exemplos clássicos de jogos com jogabilidade Assimétrica (esquerda) e simétrica (direita)<br><span class='strong'>Jogos</span>: <span class='italico'>Star Wars Knights of the Old Republic</span> e <span class='italico'>Tetris</span>.
  • Linear vs Não-linear: refere-se a quanto a interação com o jogo é direcionada ou não. Jogos não-lineares possuem uma maior liberdade de interação com o mundo do jogo, dando uma maior sensação de liberdade e escolha para o jogador. Jogos lineares são mais fáceis de se abordar (o jogador não se perde no mundo do jogo), mas possuem uma interação mais restrita e direcionada.
No jogo <span class='italico'>Sonic</span> (esquerda), o jogador deve percorrer a fase de forma linear, sem muitos desvios de caminho. Já em <span class='italico'>Sleeping Dogs</span> (direita), o jogador tem uma vasta cidade para explorar da forma que bem desejar!<br><span class='strong'>Jogos</span>: <span class='italico'>Sonic</span> e <span class='italico'>Sleeping Dogs</span>
  • Definida vs Emergente: refere-se às formas de interação do jogador com o mundo do jogo. As ações que o jogador pode realizar dentro do jogo são definidas. Por exemplo, no jogo Mario da Nintendo, você pode correr, pular, pegar itens. Essas são as ações diretas, que você consegue executar naturalmente com o controle do jogo. O gameplay emergente se refere às ações ou estratégias que você consegue derivar das ações diretas para interagir com o jogo. Por exemplo, no Mario, você pode utilizar o pulo para atacar seus inimigos. Ainda: pode usar o pulo sobre vários inimigos de forma consecutiva para alcançar lugares aparentemente inacessíveis do mapa. Você está usando uma ação direta (pulo) para realizar uma ação emergente (alcançar localizações de difícil acesso ou destruir diversos adversários, por exemplo).

Jogos que possuem um gameplay emergente tendem a ser mais interessantes para os jogadores, por permitirem múltiplos caminhos e formas de resolver os problemas apresentados. Além disso, permitem um certo prazer de descoberta (nossa, então é assim que eu consigo isso?) e de experimentação (o que acontece se eu fizer isso aqui?).

Em <span class='italico'>Deus-Ex</span>, você possui várias alternativas para resolver os desafios e obstáculos do jogo, dependendo de como você quer jogar!<br><span class='strong'>Jogo</span>: <span class='italico'>DEUS-EX - HUMAN REVOLUTION</span>.

Para um jogo possuir uma boa jogabilidade, vários elementos devem convergir e se integrar, como:

  • A capacidade de controlar o jogo, interagir e receber respostas dele.
  • A forma como o jogo vai progredindo e como os desafios são apresentados ao jogador.
  • A apresentação de novas ações e o quão intuitivo é usá-las e aplicá-las dentro do jogo.

Regra 6:

Cuidado com a jogabilidade do seu jogo! É o famoso deal breaker: um jogo com boa jogabilidade faz toda a diferença para atrair e manter o jogador interessado e se divertindo. Ninguém quer um jogo “ruim de jogar”!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados