Cursos / Jogos Digitais / Design de Jogos Digitais / Aula

arrow_back Aula 02 - Elementos de um Jogo

O que eu faço importa: Escolhas significativas.

Já falamos sobre a importância de dar coisas para o jogador fazer, mas também é essencial darmos coisas importantes para ele decidir. Ou melhor dizendo, devemos permitir que o jogador possa fazer escolhas significativas durante o jogo: o que ele decide tem consequências para si mesmo e para o jogo. Aqui estamos falando de escolhas que podem acontecer em um nível macro do jogo, como uma decisão que muda o rumo da narrativa, e também decisões em um nível micro, um exemplo seria definir qual item eu devo guardar no meu inventário e qual eu devo jogar fora. Nas palavras do designer Sid Meier (Civilization): "Um jogo é uma sequência de decisões significativas."

Escolhas são importantes para dar um senso de poder e capacidade para o jogador: o que ele faz afeta o mundo do jogo! Ele transforma o mundo em que atua! Um sentimento que muitas vezes não conseguimos na nossa vida real, não é mesmo? Além disso, as decisões significativas têm uma grande capacidade de mexer com as emoções do jogador: se sua decisão pode causar uma grande mudança no mundo do jogo, ela normalmente fará com que o jogador reflita sobre a ação, podendo permitir momentos de introspecção e aprendizado valiosos.

Vamos ilustrar com um exemplo. Imagine um jogo no qual você é o chefe de uma tribo e é confrontado com a seguinte situação: sua tribo cresceu e precisa de mais espaço para construir abrigos para todos. O único espaço disponível é uma floresta vizinha, que possui um tipo único de árvore, não presente em nenhuma outra região vizinha e que é considerada sagrada pelos membros de sua tribo. O que você, como líder, faria? Ignoraria as tradições e desmataria a floresta para construir abrigos? Deixaria os seus comandados à mercê dos elementos naturais? Nesse momento, o jogador se encontra com um dilema ético para reflexão. Um momento em que ele pode avaliar os seus próprios valores e pensar sobre as consequências de ambas as decisões. Jogos com esse tipo de impacto são a mais fina forma de arte da nossa indústria.

Figura 08 - No jogo Bioshock, o jogador deve tomar uma decisão quando se depara com as crianças do mundo de Rapture: curá-las e resgatá-las, ou absorver os seus poderes (com consequências fatais). Embora absorver os poderes deem uma vantagem para o jogador a curto prazo, essa ação afeta a forma como a narrativa do jogo se desenvolve.
Jogo: BIOSHOCK.
No jogo Bioshock, o jogador deve tomar uma decisão quando se depara com as crianças do mundo de Rapture: curá-las e resgatá-las, ou absorver os seus poderes (com consequências fatais). Embora absorver os poderes deem uma vantagem para o jogador a curto prazo, essa ação afeta a forma como a narrativa do jogo se desenvolve.<br><span class='strong'>Jogo</span>: <span class='italico'>BIOSHOCK</span>.

No entato decisões significativas não são restritas apenas a grandes momentos de reflexão: imagine que você está jogando um First Person Shooter (FPS), baseado na Segunda Guerra Mundial, e seu personagem só pode carregar uma quantidade de itens limitados, como armas, munição, equipamentos médicos e outros tipos de suprimentos. Decidir o que você irá carregar a cada momento pode afetar até mesmo a forma como você encara o jogo! Se você for mais cauteloso, pode querer carregar mais medicamentos; se você preferir sair correndo e atirando nos adversários, você pode dar preferência às armas e munição. Uma característica de uma decisão significativa é: ela altera de alguma maneira a forma como o jogo se desenrola e aumenta a capacidade de um jogo ser jogado várias vezes, de formas diferentes e com vários caminhos disponíveis para serem descobertos pelo jogador. Outros exemplos desse tipo de decisão é a forma como os pontos são distribuídos para um personagem que acabou de subir de nível em jogos com um sistema de progressão de personagens.

Figura 09 - Muitos jogos permitem que os jogadores decidam a forma como os seus personagens vão evoluir, escolhendo quais aspectos eles querem melhorar, equipando e usando itens, escolhendo magias e habilidades especiais, dentre outros.
Jogo: SKYRIM e FINAL FANTASY IX.
Muitos jogos permitem que os jogadores decidam a forma como os seus personagens vão evoluir, escolhendo quais aspectos eles querem melhorar, equipando e usando itens, escolhendo magias e habilidades especiais, dentre outros.<br><span class='strong'>Jogo</span>: <span class='italico'>SKYRIM</span> e <span class='italico'>FINAL FANTASY IX</span>.

Regra 5:

Dê poder de escolha para o seu jogador! O que ele faz deve ser importante, para ele e para o mundo do jogo.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados