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Já falamos sobre a importância de dar coisas para o jogador fazer, mas também é essencial darmos coisas importantes para ele decidir. Ou melhor dizendo, devemos permitir que o jogador possa fazer escolhas significativas durante o jogo: o que ele decide tem consequências para si mesmo e para o jogo. Aqui estamos falando de escolhas que podem acontecer em um nível macro do jogo, como uma decisão que muda o rumo da narrativa, e também decisões em um nível micro, um exemplo seria definir qual item eu devo guardar no meu inventário e qual eu devo jogar fora. Nas palavras do designer Sid Meier (Civilization): "Um jogo é uma sequência de decisões significativas."
Escolhas são importantes para dar um senso de poder e capacidade para o jogador: o que ele faz afeta o mundo do jogo! Ele transforma o mundo em que atua! Um sentimento que muitas vezes não conseguimos na nossa vida real, não é mesmo? Além disso, as decisões significativas têm uma grande capacidade de mexer com as emoções do jogador: se sua decisão pode causar uma grande mudança no mundo do jogo, ela normalmente fará com que o jogador reflita sobre a ação, podendo permitir momentos de introspecção e aprendizado valiosos.
Vamos ilustrar com um exemplo. Imagine um jogo no qual você é o chefe de uma tribo e é confrontado com a seguinte situação: sua tribo cresceu e precisa de mais espaço para construir abrigos para todos. O único espaço disponível é uma floresta vizinha, que possui um tipo único de árvore, não presente em nenhuma outra região vizinha e que é considerada sagrada pelos membros de sua tribo. O que você, como líder, faria? Ignoraria as tradições e desmataria a floresta para construir abrigos? Deixaria os seus comandados à mercê dos elementos naturais? Nesse momento, o jogador se encontra com um dilema ético para reflexão. Um momento em que ele pode avaliar os seus próprios valores e pensar sobre as consequências de ambas as decisões. Jogos com esse tipo de impacto são a mais fina forma de arte da nossa indústria.
No entato decisões significativas não são restritas apenas a grandes momentos de reflexão: imagine que você está jogando um First Person Shooter (FPS), baseado na Segunda Guerra Mundial, e seu personagem só pode carregar uma quantidade de itens limitados, como armas, munição, equipamentos médicos e outros tipos de suprimentos. Decidir o que você irá carregar a cada momento pode afetar até mesmo a forma como você encara o jogo! Se você for mais cauteloso, pode querer carregar mais medicamentos; se você preferir sair correndo e atirando nos adversários, você pode dar preferência às armas e munição. Uma característica de uma decisão significativa é: ela altera de alguma maneira a forma como o jogo se desenrola e aumenta a capacidade de um jogo ser jogado várias vezes, de formas diferentes e com vários caminhos disponíveis para serem descobertos pelo jogador. Outros exemplos desse tipo de decisão é a forma como os pontos são distribuídos para um personagem que acabou de subir de nível em jogos com um sistema de progressão de personagens.
Dê poder de escolha para o seu jogador! O que ele faz deve ser importante, para ele e para o mundo do jogo.
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