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arrow_back Aula 02 - Elementos de um Jogo

Pontos-chave

Chegamos ao fim de mais uma aula! Nas próximas aulas vamos aprofundar o conteúdo abordando em cada um dos elementos apresentados na aula de hoje, ok? Os pontos-chave da nossa aula foram:

  • O design do jogo deve ser centrado no jogador.
  • Nosso design deve pensar na experiência a cada momento para manter sempre o jogador ocupado e engajado.
  • Scaffolding refere-se à apresentação gradual de mecânicas de jogo, para que o jogador tenha tempo de aprendê-las e praticá-las antes de aprender novas ações e mecânicas mais avançadas.
  • A teoria do Flow fala sobre um estado de concentração e engajamento máximo do jogador enquanto ele interage com o jogo.
  • Círculo mágico é uma representação da fronteira entre mundo do jogo e o mundo real, e representa a imersão do jogador no jogo.
  • O feedback é essencial para manter o jogador informado do que acontece e de que o mundo do jogo está sendo transformado por suas ações.
  • Escolhas significativas permitem que o usuário tenha uma sensação de liberdade e controle sobre o que acontece no jogo.
  • Jogabilidade refere-se à forma como o jogador interage com o jogo, e quão bem a interação pode ser executada.
  • O framework MDA divide o jogo em três camadas: mecânicas, dinâmicas e estética.
  • A Tétrade Elemental divide o jogo em quatro camadas: estética, narrativa, mecânicas e tecnologia.
  • A tecnologia pode impor uma restrição ao processo de design ou possibilitar o uso de recursos inovadores dentro dos jogos.

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