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Existe uma palavra de ordem quando falamos de uma experiência interativa como um jogo: feedback! O jogador precisa estar recebendo informações do mundo do jogo de forma contínua: o que acontece quando ele executa uma determinada ação? Ele pode ou não pode fazer? Onde ele está dentro do mundo do jogo?
O feedback é a ferramenta que o desenvolvedor do jogo tem para informar e comunicar ao jogador o resultado de suas interações com os elementos do jogo. Ele precisa ser claro e consistente: se o jogador executar a mesma ação e obtiver resultados diferentes, ele não saberá como interpretar qual o real efeito de sua ação no mundo do jogo. O feedback também precisa ser instantâneo: se o jogador executa um comando e nada acontece, ele poderá assumir que o jogo não está funcionando corretamente ou está “roubando”! Pior do que um feedback lento é nenhum feedback! Aí você vai desencadear uma verdadeira crise existencial no jogador: "nem meu jogo se importa mais comigo...".
Nós trataremos mais a respeito desse assunto na aula sobre o elemento de Estética (aula 5), quando estivermos falando da interface do jogo!
Nunca deixe seu jogador sem resposta ou sem saber o que aconteceu! Se ele fez alguma coisa, mostre!
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