Cursos / Jogos Digitais / Design de Jogos Digitais / Aula

arrow_back Aula 02 - Elementos de um Jogo

Saquei o que aconteceu aqui: Feedback

Existe uma palavra de ordem quando falamos de uma experiência interativa como um jogo: feedback! O jogador precisa estar recebendo informações do mundo do jogo de forma contínua: o que acontece quando ele executa uma determinada ação? Ele pode ou não pode fazer? Onde ele está dentro do mundo do jogo?

O feedback é a ferramenta que o desenvolvedor do jogo tem para informar e comunicar ao jogador o resultado de suas interações com os elementos do jogo. Ele precisa ser claro e consistente: se o jogador executar a mesma ação e obtiver resultados diferentes, ele não saberá como interpretar qual o real efeito de sua ação no mundo do jogo. O feedback também precisa ser instantâneo: se o jogador executa um comando e nada acontece, ele poderá assumir que o jogo não está funcionando corretamente ou está “roubando”! Pior do que um feedback lento é nenhum feedback! Aí você vai desencadear uma verdadeira crise existencial no jogador: "nem meu jogo se importa mais comigo...".

Você consegue imaginar quão difícil seria jogar <span class='italico'>Guitar Hero</span> se não tivesse todas as informações que o jogo lhe dá para saber que você apertou o botão na hora certa? Luzes brilhando, um som que indica se você acertou (ou errou!) a nota, barras que indicam que você acertou várias notas seguidas... até mesmo o som do público, que fica cada vez mais animado à medida que o jogador acerta longas sequências da música!<br><span class='strong'>Jogo</span>: <span class='italico'>GUITAR HERO</span>.

Nós trataremos mais a respeito desse assunto na aula sobre o elemento de Estética (aula 5), quando estivermos falando da interface do jogo!

Regra 4:

Nunca deixe seu jogador sem resposta ou sem saber o que aconteceu! Se ele fez alguma coisa, mostre!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados