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arrow_back Aula 04 - Motores elétricos assíncronos ligados à rede trifásica

2.4 Conjugado, Torque ou Binário

Como explicado anteriormente, o motor de indução tem conjugado igual a zero quando atinge a velocidade síncrona. À medida que se aumenta a carga sobre seu eixo, a rotação do motor diminui gradativamente, até um ponto em que o torque atinge o valor máximo que o motor é capaz de desenvolver. Caso o torque da carga aumente, a rotação do eixo cairá bruscamente, podendo chegar a travar o rotor. Para representar num gráfico a variação do conjugado em relação a sua velocidade, apresentamos a Figura 08.

Curva de conjugado X velocidade

O torque de um motor de indução é calculado em função de sua potência e da velocidade síncrona, por meio da seguinte equação:

$$T0\left(Kgf.m\right)=\frac{716*P\left(cv\right)}{Ns\left(rpm\right)}, ou \frac{794*P\left(KW\right)}{Ns\left(rpm\right)}$$ $$T0\left(N.m\right)=\frac{7094*P\left(cv\right)}{Ns\left(rpm\right)}, ou \frac{9555*P\left(KW\right)}{Ns\left(rpm\right)}$$

Onde:

T0 – Torque do motor (Kgf.m / N.m);

P – Potência do motor (cv, ou KW);

Ns – Velocidade síncrona (rpm).

Como podemos ver no gráfico da Figura 08, o primeiro torque, ou conjugado, a ser comentado é o nominal “Cn”.

  • Cn - Conjugado nominal: É desenvolvido pelo motor à plena carga em tensão, correntes e frequências nominais. Esse conjugado pode ser entendido como sendo o torque necessário para mover a carga.
  • Cmin - Conjugado mínimo: Ocorre na região próxima de 30 % de sua velocidade nominal, sendo o menor torque desenvolvido pelo motor ao acelerar do zero até sua velocidade de torque máximo, que é em torno de 80% de sua velocidade nominal.
  • Cp - Conjugado com rotor bloqueado, ou conjugado de partida ou de arranque: É o conjugado do motor para todas as posições angulares do rotor, quando este se encontra parado, sob condições nominais de tensão e frequência.
  • Cmáx - Conjugado máximo: É o maior conjugado desenvolvido pelo motor, sob tensão e frequência nominal, sem queda brusca de velocidade. Na prática, o conjugado máximo deve ser o mais alto possível, por duas razões principais:

Cn

Conjugado nominal: É desenvolvido pelo motor à plena carga em tensão, correntes e frequências nominais. Esse conjugado pode ser entendido como sendo o torque necessário para mover a carga.

Cmin

Conjugado mínimo: Ocorre na região próxima de 30% de sua velocidade nominal, sendo o menor torque desenvolvido pelo motor ao acelerar do zero até sua velocidade de torque máximo, que é em torno de 80% de sua velocidade nominal.

Cp

Conjugado com rotor bloqueado, ou conjugado de partida ou de arranque: É o conjugado do motor para todas as posições angulares do rotor, quando este se encontra parado, sob condições nominais de tensão e frequência.

Cmáx

Conjugado máximo: É o maior conjugado desenvolvido pelo motor, sob tensão e frequência nominal, sem queda brusca de velocidade. Na prática, o conjugado máximo deve ser o mais alto possível, por duas razões principais:

Há dois pontos que devemos considerar:

  1. O motor deve ser capaz de vencer, sem grandes dificuldades, eventuais picos de carga que podem ocorrer em certas aplicações, tais como em britadores, calandras, misturadores e outras.
  2. O motor não deve arriar, isto é, perder bruscamente a velocidade, quando momentaneamente ocorrerem quedas de tensão excessivas.

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