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A corrente de partida, também chamada de corrente com o rotor bloqueado, está presente nos motores de indução e deve ter seu valor minimizado. Sempre que possível, um motor trifásico de gaiola deverá ser alimentado diretamente com a tensão da rede elétrica, por meio de contatores.
Porém, devemos ter em conta que, para motores com potências acima de 5,0 cv, essa corrente de partida poderá prejudicar ou até mesmo comprometer o sistema elétrico, vindo a ocorrer as seguintes consequências:
Nos casos em que a partida direta não seja possível de acontecer, devido aos problemas citados acima, pode-se utilizar sistema de partida indireta que apresente características de reduzir a corrente no instante da partida. São utilizadas as chaves de partida: Estrela-triângulo, Chave compensadora e Chave série-paralelo; além das partidas eletrônicas: soft-starter e inversor de frequência. Essas chaves serão estudadas mais à frente em uma aula específica.
A temperatura nas máquinas elétricas é um fator crucial para seu bom funcionamento. O que realmente queremos limitar é a elevação da temperatura no enrolamento sobre a temperatura do ar ambiente. Essa diferença total (∆ t) é comumente chamada “elevação de temperatura” do motor e, como é indicado na Figura 10, equivale à soma da queda interna da temperatura com a queda externa.
Onde:
tmáx – Temperatura no ponto mais quente do motor (centro das bobinas);
text - Temperatura externa (saída da carcaça do motor);
ta – Temperatura ambiente, medida no centro das aletas em contato com o ar.
O limite de temperatura do motor depende do tipo de material empregado na confecção de suas bobinas. Para fins de normalização, os materiais isolantes e os sistemas de isolamento (cada um formado pela combinação de vários materiais) são agrupados em CLASSES DE ISOLAMENTO, cada qual definida pelo respectivo limite de temperatura, ou seja, pela maior temperatura que o material pode suportar continuamente sem que sua vida útil seja afetada.
As classes de isolamento utilizadas em máquinas elétricas e os seus respectivos limites de temperatura, conforme a NBR-7094, são os seguintes:
As classes B e F são comumente utilizadas em motores normais, que são os motores mais fabricados e comercializados no mercado.
As normas para motores, portanto, estabelecem um limite máximo de temperatura ambiente e especificam uma elevação de temperatura máxima para cada classe de isolamento. Desse modo, fica indiretamente limitada a temperatura do ponto mais quente do motor. Os valores numéricos e a composição da temperatura admissível do ponto mais quente são indicados na Tabela 1.
Tabela 1 - Composição da temperatura em função da classeClasse de isolamento | A | E | B | F | H | |
Temperatura ambiente | °C | 40 | 40 | 40 | 40 | 40 |
Δt = elevação de temperatura (método da resistência) | °C | 60 | 75 | 80 | 105 | 125 |
Diferença entre o ponto mais quente e a temperatura média | °C | 5 | 5 | 10 | 10 | 15 |
Total: temperatura do ponto mais quente | °C | 105 | 120 | 130 | 155 | 180 |
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